Detalhes do vexame em Rurópolis

Promotora Elaine Nuayed
agride fotógrafo em Rurópolis

Fotos do fotógrafo Fábio Paiva do flgrante que motivo sua humilhação em Praça Pública

Alailson Muniz
Da Redação



O fato aconteceu na ultima terça-feira, 23, por voltas 08h30min, no município de Rurópolis. O fotógrafo da revista Manchetes, Fábio Albuquerque Paiva (foto), estava fotografando a paisagem da cidade, quando percebeu a promotora de justiça do município, Elaine Nuayed, sair de sua residência e se direcionar a casa do vereador na chapa 25, ex-candidato à vice-Prefeito Milton Zanetti pela chapa 45.
Paiva então chegou a fotografar a promotora entrando e saindo da residência do político. Mas o profissional da imprensa só não esperava pela reação da Promotora de Justiça. Ao se dirigir à Praça Cívica de Rurópolis, o fotógrafo foi surpreendido por Elaine Nuayed, que furiosa, tentou arrancar-lhe seu material de trabalho (máquina fotográfica). Não conseguindo tentou destruir o aparelho e passou a arrastar Paiva, em Praça pública, em direção à delegacia de Polícia Civil da cidade. “Palavras de baixo calão e insultos não faltaram”, disse um morador à reportagem, que não quis se identificar. “Aqui todo mundo tem medo dela por essas atitudes. Até a polícia”, justificou o anonimato a fonte.
Depois de humilhado e envergonhado na frente de toda a cidade, Fábio Paiva foi conduzido à delegacia de polícia para prestar depoimento. Só não se sabe qual a acusação, pois ninguém na delegacia quis falar sobre o assunto, reforçando a informação dos populares de quem temem a Promotora de Justiça.
“A “renomada” promotora que sempre quis impor com mãos de ferro o seu respeito no município. O fotógrafo tirou fotos dela no momento em que a mesma estaria entrando na casa do ex-candidato à vice-prefeito na cidade, atitude essa que ela não poderia realizar já que a mesma não poderia enquanto promotora defender uma bandeira partidária. Coisa que ela vem fazendo desde o inicio da campanha municipal. Motivo este que não justifica sua atitude torpe e sem qualquer justificativa para a mesma, que deveria se dar ao próprio respeito enquanto autoridade tão importante dentro do município, respeito este que a mesma findou por perder da população devido a seus atos rudes e indignos de alguém da sua posição na sociedade”, criticou outro morador ruropolense, que presenciou o fato.
Enquanto a furiosa promotora tentava tirar do fotografo sua câmera que é seu instrumento de trabalho, afirmava veementemente seu abuso de autoridade dizendo: “Sou eu quem manda nesse município”. “Eu vou acabar com você e com a ditadura que existe aqui”. “Vocês não são ninguém diante de mim. Eu sou a promotora desse município”. “Você é um bandido!”.
Fábio Paiva se sente injustiçado e acusa a promotora de abuso de poder. Ele diz que independente do cargo que qualquer pessoa ocupe, é importante ressaltar que isso não a torna alguém acima da lei, e lhe dê direitos de usar abusivamente do seu poder, principalmente por motivos políticos. “Sendo que ela, enquanto promotora, não deveria e não deve se expor dessa maneira, destruindo ainda mais seu prestigio diante da sociedade”, disparou. Paiva pretende denunciar Elaine Nuayed ao Conselho Nacional do Ministério Público.
A reportagem ligou ontem pela manhã para a sede do Ministério Público Estadual em Rurópolis, mas não conseguiu falar com a promotora, que segundo o funcionário Marco Antônio, não se encontrava no prédio, sendo que retornaria apenas na segunda-feira em horário de expediente.
Fonte: JSBA

Comentários

Anônimo disse…
Realmente é uma vergonha o Ministério Público do Estado do Pará ter um membro desse tipo. O "Fiscal da Lei" deveria fiscalizar um membro que tantas já aprontou e nunca foi tomada qualquer provídência. Olha lá se o processo criminal do qual ela é ré não prescrever, pois está andando a passos de tartaruga.
Anônimo disse…
É incrível como essa senhora consegue macular a honra das pessoas, pois o fotógrafo só estava desempenhando suas atividades laborais (e trabalhar no Brasil ainda é permitido), enquanto essa senhora que passa mais tempo em Itaituba do que no município onde trabalha, bem como ainda é muito comum ela tratar os munícipes aos berros como se fosse a dona do mundo. Resta saber qaul ditadura ela diz que tem que acabar em Rurópolis, só se for a exercida por ela própria.
Anônimo disse…
É incrível como essa senhora consegue macular a honra das pessoas, pois o fotógrafo só estava desempenhando suas atividades laborais (e trabalhar no Brasil ainda é permitido), enquanto essa senhora que passa mais tempo em Itaituba do que no município onde trabalha, bem como ainda é muito comum ela tratar os munícipes aos berros como se fosse a dona do mundo. Resta saber qaul ditadura ela diz que tem que acabar em Rurópolis, só se for a exercida por ela própria.
Anônimo disse…
Moro em Tucumã e edito um jornal quinzenal além de ser correspondente do Diario do Pará. Quero aqui manifesta a minha revolta para com as pessoas que se investem do cargo de autoridade: seja promotora, juiz e até prefeitos e vereadores para tentar calar os profissionais de imprensa. Ao colega de profissão incentivo a fazer uma carta de bom viver com a referida promotora e pedir proteção de vida as autoridades. Já fui perseguido por um ex-prefeito de Tucumã que brigou até com o governador Almir Gabriel e com o seu sucessor Simão Jatene. E que agora é candidato a prefeito. Acho que falta a coerência dessas "autoridades" em primeiro avaliarem que o papel dos profissionais de imprensa simplesmente é relatar fatos. E diz um velho jargão jornalistico 'Contra fatos não há argumentos', então promotora faça o favor de honra o salario que ganha desta triste e humilde população paraense e trabalhe cumprindo a lei e não tentando calar JORNALISTAS.PAULO FRANCIS TUCUMÃ PARÁ.
Zé Dudu disse…
Não satisfaz a forma delinqüente como agiu a Promotora, há de se advertir ainda o delito de omissão por parte daquela Agente Eleitoral, visto que a merchandising no muro fere as normas eleitorais e deveria ter sido apagada pelo autor, pois a denúncia deveria ter sido oferecida pela Promotora. No caso incidimos no velho adágio: "aos amigos a Lei, aos inimigos os rigores da Lei".
Anônimo disse…
É muita cara de pau deste fotógrafo.

"Ele estava fotografando a paisagem da cidade", aí é demais.

Esse cara, não é habilitado, e esta no município trabalhando para um candidato do prefeito.
Outra é que o local onde ele estava na hora do ocorrido, era atrás de antena.

Agora, analise se vc estiver em um lugar e avista alguém tirado fotos suas, e principalmente, se o fotografando não é bem visto pelo fotografado, qual é a primeira reação?
Qualquer pessoa agiria com agressividade.
Lógico que tudo tem suas moderações, abuso de poder é horrível, principamente quando se trata de alguém da justiça.

Mas, esse cara merecia, faz alguns meses que ele vêm provocando a ira da população ruropolense, com seus atos politiqueiros e cara de pau.

O bom seria se a promotora tivesse pego a camêra dele e atirado na cabeça de seu patrão candidato.
Anônimo disse…
Oi Alailson. O Fábio deve procurar a Corregedoria do MP em Belém e fazer a denúncia contra a promotora eleitoral. E também deve publicizar a denúncia, o suficiente para que todo o Estado fique ciente do que ocorreu. e também, acompanhar e cobrar a apuração do processo administrativo. Se perceber que estão enrolando pra beneficiar sua cupincha, ele deve denunciar para o Conselho Nacional do MP. Esta é a única chance de se fazer justiça.
O que pode acontecer é deixar pra lá, senão essa senhora sem noção vai prosseguir com sua postura "ética" nas eleições.
Anônimo disse…
Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009
Promotora de Justiça poderá ser punida por comportamento desajustado
A promotora de Justiça Elaine Nuayed pode até perder o cargo do Ministério Público do Estado (MPE) se for condenada no processo que apura irregularidades cometidas por ela ao longo dos últimos dez anos, com enfoque em uma série de denúncias protocoladas contra a promotora no MPE.

A promotora é suspeita de várias irregularidades, que vão desde abuso de poder a extorsão. Nas denúncias, Elaine Nuayed aparece sempre como uma pessoa desajustada, de comportamento agressivo e instável. Na última da promotora, ela teria agredido o repórter fotográfico da revista Manchetes, fato ocorrido na Praça Cívica, no centro da cidade de Rurópolis.

Mas o que pesa contra Elaine, dentre as denúncias mais graves, são os atos de abuso de autoridade, com acessos de raiva desregrada no comportamento em público. De acordo com informações prestadas por populares em Rurópolis, houve casos, inclusive, de desrespeito à família. "Ela viu uma criança de apenas nove anos usando um desses vestidos de renda e chamou a menina de 'prostitutazinha'. Eu não sei de onde essa mulher tira tanta raiva. Ela agride as pessoas confiada no cargo de promotora, mas isso não é comportamento de representante do Ministério Público", diz um comerciante.

Ele acrescenta, ainda, que, por diversas vezes, Elaine Nuayed chegou em seu estabelecimento 'exigindo' algum produto, a pretexto de ser uma autoridade. "Ela me entregou este cheque", reforça o comerciante, apresentando uma folha de cheque cujo valor não foi possível perceber. "Só que esse cheque aqui nunca teve fundos. Se teve, eu não tomei conhecimento. A quem devo recorrer sobre o prejuízo?", questiona.

O comerciante, bem como várias pessoas que encorpam as denúncias contra a promotora, compareceu ontem (segunda-feira) em frente ao Fórum da Comarca de Rurópolis, onde também prestou depoimento o repórter fotográfico Fábio de Albuquerque Paiva, conhecido por 'Zé Bob'. Fábio relatou que, no dia 23 de setembro do ano passado, ele fazia fotos pelas ruas de Rurópolis, quando viu a promotora adentrando a casa de um candidato registrado no pleito eleitoral. "Eu achei suspeito e tirei uma foto. Ela viu e partiu pra cima de mim. Eu não acredito que tenha feito alguma coisa errada. Não é normal uma autoridade ligada a uma instituição que fiscaliza o cumprimento da lei saindo da casa de um candidato. Pareceu-me estranho, por isso eu fiz a foto", relata o fotógrafo.

'Zé Bob' foi apanhado pela promotora e foi praticamente arrastado pelas ruas de Rurópolis. Na opinião da estudante Marta Fröhlich, "aquilo foi uma aberração. Eu nunca imaginei que alguém ligado ao Ministério Público faria tal coisa".

"Eu concordo que ela seja punida, expulsa do Ministério Pública, se for o caso, pelo bem do serviço público e da disciplina que tecnicamente predomina entre os promotores", complementa.

Elaine está, como se diz, 'na berlinda', por um comportamento completamente irregular. Além do cheque sem fundos apresentado pelo comerciante, diversos outros cheques foram apresentados. De acordo com um advogado que acompanha o caso, ela pode até perder o cargo, se forem comprovadas as denúncias.

Correição - Uma comissão da Corregedoria do Ministério Público do Estado tomou, ontem, em Rurópolis, depoimentos relativos ao caso. Os registros ainda não foram publicados. Maiores detalhes a qualquer momento.

Para se ter uma idéia do quanto a promotora Elaine Nuayed se tornou 'persona non grata', repudiada, inclusive, por uma população inteira, analisemos sua ficha, publicada em reportagem da Edição 25 da Revista Manchetes.

TJ Pará mantém pena à promotora Elaine Nuayed - Os desembargadores negaram mandado de segurança em favor da promotora Elaine de Souza Nuayed, impetrado contra ato do Procurador Geral da Justiça, Geraldo Rocha. A impetrante questionou pena de advertência aplicada pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado, após conclusão de Processo Administrativo, instaurado contra ela em 2007. A promotora foi acusada de abuso de autoridade naquele órgão. O advogado da impetrante alegou que, na sindicância preliminar, o procedimento administrativo foi parcialmente arquivado e a promotora sofreu uma punição de pena de advertência.

Corregedoria Geral do MP apura denúncias contra Elaine Nuayed - Ela foi acusada pelo jornalista Francisco José dos Santos Amaral de tê-lo ameaçado de morte. As ameaças teriam surgido após matéria jornalística publicada no jornal 'Folha do Oeste', na qual o companheiro de Elaine Nuayed, Paulo Corrêa, era acusado de haver tentado extorquir o prefeito de Jacareacanga, Carlos Augusto Veiga. Ministério Público quer exclusão de promotora do quadro funcional - A promotora responde a várias representações na Corregedoria do MP pela prática de abuso de poder, agressão, peculato e extorsão. Em Itaituba e Santarém, ela foi acusada de agredir jornalistas. Em Jacareacanga, é acusada de tentar extorquir o prefeito da cidade. Em Tucuruí, o promotor de justiça Mauro Mendes teve que deixar a cidade sob escolta policial, depois de ser agredido fisicamente por Nuayed. Em Belém, ela chegou a ser detida na Seccional do Comércio depois de invadir um escritório de advocacia. Um dossiê de mais de 500 páginas, com acusações das práticas de vários ilícitos, foi entregue há cinco anos aos procuradores do Ministério Público, com pedido de providências. No ano passado, o pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) acatou, à unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público, com pedido de perda de função, e instaurou ação penal contra Elaine Nuayed pela prática de peculato, corrupção passiva e violação do dever funcional. Na denúncia, Nuayed é acusada de tentar extorquir R$ 10 mil do ex-deputado estadual José Lima, em troca de isentá-lo em um processo.
Na mesma denúncia, o MP ressalta que Elaine se apropriou indevidamente de R$ 4 mil, pertencentes à Promotoria de Novo Repartimento, para custear uma dívida pessoal contraída em uma instituição bancária
(Fonte: www.orm.com.br).

Justiça barra pedido de inscrição de Elaine Nuayed - Para alívio da maioria da população de Itaituba, o Conselho Superior de Justiça do Estado decidiu preliminarmente indeferir o pedido de inscrição da Promotora Elaine Nuayed para ocupar o cargo em Itaituba. Elaine Nuayed, como é conhecida não satisfaz o pressuposto objetivo previsto no at. 89, Inciso I da Lei estadual Nº 057/2006 por estar respondendo processo à Ação Penal, pela prática, em tese, dos crimes capitulados nos arts. 312, Caput, e 317 § 1º, c/c art. 69, todos do Código Penal Brasileiro, feito que tramita perante o egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Ou seja, Elaine Nuayed não irá para Itaituba atuar como promotora de justiça e ainda corre o risco de a qualquer momento perder o cargo, pois pesa sobre ela várias acusações por diversas irregularidades.
(www.alailson.blogspot.com).

OAB entra no caso Nuayed - A OAB recebeu graves denúncias contra a promotora de Justiça Elaine de Sousa Nuayed, titular da Promotoria de Justiça de Rurópolis, que atualmente responde pela 3ª Promotoria de Justiça de Itaituba, e irá encaminhar o assunto ao Conselho Nacional do Ministério Público.
A promotora de Justiça Elaine Nuayed pode até perder o cargo do Ministério Público do Estado (MPE) se for condenada no processo que apura irregularidades cometidas por ela ao longo dos últimos dez anos, com enfoque em uma série de denúncias protocoladas contra a promotora no MPE.

A promotora é suspeita de várias irregularidades, que vão desde abuso de poder a extorsão. Nas denúncias, Elaine Nuayed aparece sempre como uma pessoa desajustada, de comportamento agressivo e instável. Na última da promotora, ela teria agredido o repórter fotográfico da revista Manchetes, fato ocorrido na Praça Cívica, no centro da cidade de Rurópolis.

Mas o que pesa contra Elaine, dentre as denúncias mais graves, são os atos de abuso de autoridade, com acessos de raiva desregrada no comportamento em público. De acordo com informações prestadas por populares em Rurópolis, houve casos, inclusive, de desrespeito à família. "Ela viu uma criança de apenas nove anos usando um desses vestidos de renda e chamou a menina de 'prostitutazinha'. Eu não sei de onde essa mulher tira tanta raiva. Ela agride as pessoas confiada no cargo de promotora, mas isso não é comportamento de representante do Ministério Público", diz um comerciante.

Ele acrescenta, ainda, que, por diversas vezes, Elaine Nuayed chegou em seu estabelecimento 'exigindo' algum produto, a pretexto de ser uma autoridade. "Ela me entregou este cheque", reforça o comerciante, apresentando uma folha de cheque cujo valor não foi possível perceber. "Só que esse cheque aqui nunca teve fundos. Se teve, eu não tomei conhecimento. A quem devo recorrer sobre o prejuízo?", questiona.

O comerciante, bem como várias pessoas que encorpam as denúncias contra a promotora, compareceu ontem (segunda-feira) em frente ao Fórum da Comarca de Rurópolis, onde também prestou depoimento o repórter fotográfico Fábio de Albuquerque Paiva, conhecido por 'Zé Bob'. Fábio relatou que, no dia 23 de setembro do ano passado, ele fazia fotos pelas ruas de Rurópolis, quando viu a promotora adentrando a casa de um candidato registrado no pleito eleitoral. "Eu achei suspeito e tirei uma foto. Ela viu e partiu pra cima de mim. Eu não acredito que tenha feito alguma coisa errada. Não é normal uma autoridade ligada a uma instituição que fiscaliza o cumprimento da lei saindo da casa de um candidato. Pareceu-me estranho, por isso eu fiz a foto", relata o fotógrafo.

'Zé Bob' foi apanhado pela promotora e foi praticamente arrastado pelas ruas de Rurópolis. Na opinião da estudante Marta Fröhlich, "aquilo foi uma aberração. Eu nunca imaginei que alguém ligado ao Ministério Público faria tal coisa".

"Eu concordo que ela seja punida, expulsa do Ministério Pública, se for o caso, pelo bem do serviço público e da disciplina que tecnicamente predomina entre os promotores", complementa.

Elaine está, como se diz, 'na berlinda', por um comportamento completamente irregular. Além do cheque sem fundos apresentado pelo comerciante, diversos outros cheques foram apresentados. De acordo com um advogado que acompanha o caso, ela pode até perder o cargo, se forem comprovadas as denúncias.

Correição - Uma comissão da Corregedoria do Ministério Público do Estado tomou, ontem, em Rurópolis, depoimentos relativos ao caso. Os registros ainda não foram publicados. Maiores detalhes a qualquer momento.

Para se ter uma idéia do quanto a promotora Elaine Nuayed se tornou 'persona non grata', repudiada, inclusive, por uma população inteira, analisemos sua ficha, publicada em reportagem da Edição 25 da Revista Manchetes.

TJ Pará mantém pena à promotora Elaine Nuayed - Os desembargadores negaram mandado de segurança em favor da promotora Elaine de Souza Nuayed, impetrado contra ato do Procurador Geral da Justiça, Geraldo Rocha. A impetrante questionou pena de advertência aplicada pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado, após conclusão de Processo Administrativo, instaurado contra ela em 2007. A promotora foi acusada de abuso de autoridade naquele órgão. O advogado da impetrante alegou que, na sindicância preliminar, o procedimento administrativo foi parcialmente arquivado e a promotora sofreu uma punição de pena de advertência.

Corregedoria Geral do MP apura denúncias contra Elaine Nuayed - Ela foi acusada pelo jornalista Francisco José dos Santos Amaral de tê-lo ameaçado de morte. As ameaças teriam surgido após matéria jornalística publicada no jornal 'Folha do Oeste', na qual o companheiro de Elaine Nuayed, Paulo Corrêa, era acusado de haver tentado extorquir o prefeito de Jacareacanga, Carlos Augusto Veiga. Ministério Público quer exclusão de promotora do quadro funcional - A promotora responde a várias representações na Corregedoria do MP pela prática de abuso de poder, agressão, peculato e extorsão. Em Itaituba e Santarém, ela foi acusada de agredir jornalistas. Em Jacareacanga, é acusada de tentar extorquir o prefeito da cidade. Em Tucuruí, o promotor de justiça Mauro Mendes teve que deixar a cidade sob escolta policial, depois de ser agredido fisicamente por Nuayed. Em Belém, ela chegou a ser detida na Seccional do Comércio depois de invadir um escritório de advocacia. Um dossiê de mais de 500 páginas, com acusações das práticas de vários ilícitos, foi entregue há cinco anos aos procuradores do Ministério Público, com pedido de providências. No ano passado, o pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) acatou, à unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público, com pedido de perda de função, e instaurou ação penal contra Elaine Nuayed pela prática de peculato, corrupção passiva e violação do dever funcional. Na denúncia, Nuayed é acusada de tentar extorquir R$ 10 mil do ex-deputado estadual José Lima, em troca de isentá-lo em um processo.
Na mesma denúncia, o MP ressalta que Elaine se apropriou indevidamente de R$ 4 mil, pertencentes à Promotoria de Novo Repartimento, para custear uma dívida pessoal contraída em uma instituição bancária
(Fonte: www.orm.com.br).

Justiça barra pedido de inscrição de Elaine Nuayed - Para alívio da maioria da população de Itaituba, o Conselho Superior de Justiça do Estado decidiu preliminarmente indeferir o pedido de inscrição da Promotora Elaine Nuayed para ocupar o cargo em Itaituba. Elaine Nuayed, como é conhecida não satisfaz o pressuposto objetivo previsto no at. 89, Inciso I da Lei estadual Nº 057/2006 por estar respondendo processo à Ação Penal, pela prática, em tese, dos crimes capitulados nos arts. 312, Caput, e 317 § 1º, c/c art. 69, todos do Código Penal Brasileiro, feito que tramita perante o egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Ou seja, Elaine Nuayed não irá para Itaituba atuar como promotora de justiça e ainda corre o risco de a qualquer momento perder o cargo, pois pesa sobre ela várias acusações por diversas irregularidades.
(www.alailson.blogspot.com).

OAB entra no caso Nuayed - A OAB recebeu graves denúncias contra a promotora de Justiça Elaine de Sousa Nuayed, titular da Promotoria de Justiça de Rurópolis, que atualmente responde pela 3ª Promotoria de Justiça de Itaituba, e irá encaminhar o assunto ao Conselho Nacional do Ministério Público
Provincia do Tapajós
Anônimo disse…
Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009
Promotora de Justiça poderá ser punida por comportamento desajustado
A promotora de Justiça Elaine Nuayed pode até perder o cargo do Ministério Público do Estado (MPE) se for condenada no processo que apura irregularidades cometidas por ela ao longo dos últimos dez anos, com enfoque em uma série de denúncias protocoladas contra a promotora no MPE.

A promotora é suspeita de várias irregularidades, que vão desde abuso de poder a extorsão. Nas denúncias, Elaine Nuayed aparece sempre como uma pessoa desajustada, de comportamento agressivo e instável. Na última da promotora, ela teria agredido o repórter fotográfico da revista Manchetes, fato ocorrido na Praça Cívica, no centro da cidade de Rurópolis.

Mas o que pesa contra Elaine, dentre as denúncias mais graves, são os atos de abuso de autoridade, com acessos de raiva desregrada no comportamento em público. De acordo com informações prestadas por populares em Rurópolis, houve casos, inclusive, de desrespeito à família. "Ela viu uma criança de apenas nove anos usando um desses vestidos de renda e chamou a menina de 'prostitutazinha'. Eu não sei de onde essa mulher tira tanta raiva. Ela agride as pessoas confiada no cargo de promotora, mas isso não é comportamento de representante do Ministério Público", diz um comerciante.

Ele acrescenta, ainda, que, por diversas vezes, Elaine Nuayed chegou em seu estabelecimento 'exigindo' algum produto, a pretexto de ser uma autoridade. "Ela me entregou este cheque", reforça o comerciante, apresentando uma folha de cheque cujo valor não foi possível perceber. "Só que esse cheque aqui nunca teve fundos. Se teve, eu não tomei conhecimento. A quem devo recorrer sobre o prejuízo?", questiona.

O comerciante, bem como várias pessoas que encorpam as denúncias contra a promotora, compareceu ontem (segunda-feira) em frente ao Fórum da Comarca de Rurópolis, onde também prestou depoimento o repórter fotográfico Fábio de Albuquerque Paiva, conhecido por 'Zé Bob'. Fábio relatou que, no dia 23 de setembro do ano passado, ele fazia fotos pelas ruas de Rurópolis, quando viu a promotora adentrando a casa de um candidato registrado no pleito eleitoral. "Eu achei suspeito e tirei uma foto. Ela viu e partiu pra cima de mim. Eu não acredito que tenha feito alguma coisa errada. Não é normal uma autoridade ligada a uma instituição que fiscaliza o cumprimento da lei saindo da casa de um candidato. Pareceu-me estranho, por isso eu fiz a foto", relata o fotógrafo.

'Zé Bob' foi apanhado pela promotora e foi praticamente arrastado pelas ruas de Rurópolis. Na opinião da estudante Marta Fröhlich, "aquilo foi uma aberração. Eu nunca imaginei que alguém ligado ao Ministério Público faria tal coisa".

"Eu concordo que ela seja punida, expulsa do Ministério Pública, se for o caso, pelo bem do serviço público e da disciplina que tecnicamente predomina entre os promotores", complementa.

Elaine está, como se diz, 'na berlinda', por um comportamento completamente irregular. Além do cheque sem fundos apresentado pelo comerciante, diversos outros cheques foram apresentados. De acordo com um advogado que acompanha o caso, ela pode até perder o cargo, se forem comprovadas as denúncias.

Correição - Uma comissão da Corregedoria do Ministério Público do Estado tomou, ontem, em Rurópolis, depoimentos relativos ao caso. Os registros ainda não foram publicados. Maiores detalhes a qualquer momento.

Para se ter uma idéia do quanto a promotora Elaine Nuayed se tornou 'persona non grata', repudiada, inclusive, por uma população inteira, analisemos sua ficha, publicada em reportagem da Edição 25 da Revista Manchetes.

TJ Pará mantém pena à promotora Elaine Nuayed - Os desembargadores negaram mandado de segurança em favor da promotora Elaine de Souza Nuayed, impetrado contra ato do Procurador Geral da Justiça, Geraldo Rocha. A impetrante questionou pena de advertência aplicada pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado, após conclusão de Processo Administrativo, instaurado contra ela em 2007. A promotora foi acusada de abuso de autoridade naquele órgão. O advogado da impetrante alegou que, na sindicância preliminar, o procedimento administrativo foi parcialmente arquivado e a promotora sofreu uma punição de pena de advertência.

Corregedoria Geral do MP apura denúncias contra Elaine Nuayed - Ela foi acusada pelo jornalista Francisco José dos Santos Amaral de tê-lo ameaçado de morte. As ameaças teriam surgido após matéria jornalística publicada no jornal 'Folha do Oeste', na qual o companheiro de Elaine Nuayed, Paulo Corrêa, era acusado de haver tentado extorquir o prefeito de Jacareacanga, Carlos Augusto Veiga. Ministério Público quer exclusão de promotora do quadro funcional - A promotora responde a várias representações na Corregedoria do MP pela prática de abuso de poder, agressão, peculato e extorsão. Em Itaituba e Santarém, ela foi acusada de agredir jornalistas. Em Jacareacanga, é acusada de tentar extorquir o prefeito da cidade. Em Tucuruí, o promotor de justiça Mauro Mendes teve que deixar a cidade sob escolta policial, depois de ser agredido fisicamente por Nuayed. Em Belém, ela chegou a ser detida na Seccional do Comércio depois de invadir um escritório de advocacia. Um dossiê de mais de 500 páginas, com acusações das práticas de vários ilícitos, foi entregue há cinco anos aos procuradores do Ministério Público, com pedido de providências. No ano passado, o pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) acatou, à unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público, com pedido de perda de função, e instaurou ação penal contra Elaine Nuayed pela prática de peculato, corrupção passiva e violação do dever funcional. Na denúncia, Nuayed é acusada de tentar extorquir R$ 10 mil do ex-deputado estadual José Lima, em troca de isentá-lo em um processo.
Na mesma denúncia, o MP ressalta que Elaine se apropriou indevidamente de R$ 4 mil, pertencentes à Promotoria de Novo Repartimento, para custear uma dívida pessoal contraída em uma instituição bancária
(Fonte: www.orm.com.br).

Justiça barra pedido de inscrição de Elaine Nuayed - Para alívio da maioria da população de Itaituba, o Conselho Superior de Justiça do Estado decidiu preliminarmente indeferir o pedido de inscrição da Promotora Elaine Nuayed para ocupar o cargo em Itaituba. Elaine Nuayed, como é conhecida não satisfaz o pressuposto objetivo previsto no at. 89, Inciso I da Lei estadual Nº 057/2006 por estar respondendo processo à Ação Penal, pela prática, em tese, dos crimes capitulados nos arts. 312, Caput, e 317 § 1º, c/c art. 69, todos do Código Penal Brasileiro, feito que tramita perante o egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Ou seja, Elaine Nuayed não irá para Itaituba atuar como promotora de justiça e ainda corre o risco de a qualquer momento perder o cargo, pois pesa sobre ela várias acusações por diversas irregularidades.
(www.alailson.blogspot.com).

OAB entra no caso Nuayed - A OAB recebeu graves denúncias contra a promotora de Justiça Elaine de Sousa Nuayed, titular da Promotoria de Justiça de Rurópolis, que atualmente responde pela 3ª Promotoria de Justiça de Itaituba, e irá encaminhar o assunto ao Conselho Nacional do Ministério Público.
A promotora de Justiça Elaine Nuayed pode até perder o cargo do Ministério Público do Estado (MPE) se for condenada no processo que apura irregularidades cometidas por ela ao longo dos últimos dez anos, com enfoque em uma série de denúncias protocoladas contra a promotora no MPE.

A promotora é suspeita de várias irregularidades, que vão desde abuso de poder a extorsão. Nas denúncias, Elaine Nuayed aparece sempre como uma pessoa desajustada, de comportamento agressivo e instável. Na última da promotora, ela teria agredido o repórter fotográfico da revista Manchetes, fato ocorrido na Praça Cívica, no centro da cidade de Rurópolis.

Mas o que pesa contra Elaine, dentre as denúncias mais graves, são os atos de abuso de autoridade, com acessos de raiva desregrada no comportamento em público. De acordo com informações prestadas por populares em Rurópolis, houve casos, inclusive, de desrespeito à família. "Ela viu uma criança de apenas nove anos usando um desses vestidos de renda e chamou a menina de 'prostitutazinha'. Eu não sei de onde essa mulher tira tanta raiva. Ela agride as pessoas confiada no cargo de promotora, mas isso não é comportamento de representante do Ministério Público", diz um comerciante.

Ele acrescenta, ainda, que, por diversas vezes, Elaine Nuayed chegou em seu estabelecimento 'exigindo' algum produto, a pretexto de ser uma autoridade. "Ela me entregou este cheque", reforça o comerciante, apresentando uma folha de cheque cujo valor não foi possível perceber. "Só que esse cheque aqui nunca teve fundos. Se teve, eu não tomei conhecimento. A quem devo recorrer sobre o prejuízo?", questiona.

O comerciante, bem como várias pessoas que encorpam as denúncias contra a promotora, compareceu ontem (segunda-feira) em frente ao Fórum da Comarca de Rurópolis, onde também prestou depoimento o repórter fotográfico Fábio de Albuquerque Paiva, conhecido por 'Zé Bob'. Fábio relatou que, no dia 23 de setembro do ano passado, ele fazia fotos pelas ruas de Rurópolis, quando viu a promotora adentrando a casa de um candidato registrado no pleito eleitoral. "Eu achei suspeito e tirei uma foto. Ela viu e partiu pra cima de mim. Eu não acredito que tenha feito alguma coisa errada. Não é normal uma autoridade ligada a uma instituição que fiscaliza o cumprimento da lei saindo da casa de um candidato. Pareceu-me estranho, por isso eu fiz a foto", relata o fotógrafo.

'Zé Bob' foi apanhado pela promotora e foi praticamente arrastado pelas ruas de Rurópolis. Na opinião da estudante Marta Fröhlich, "aquilo foi uma aberração. Eu nunca imaginei que alguém ligado ao Ministério Público faria tal coisa".

"Eu concordo que ela seja punida, expulsa do Ministério Pública, se for o caso, pelo bem do serviço público e da disciplina que tecnicamente predomina entre os promotores", complementa.

Elaine está, como se diz, 'na berlinda', por um comportamento completamente irregular. Além do cheque sem fundos apresentado pelo comerciante, diversos outros cheques foram apresentados. De acordo com um advogado que acompanha o caso, ela pode até perder o cargo, se forem comprovadas as denúncias.

Correição - Uma comissão da Corregedoria do Ministério Público do Estado tomou, ontem, em Rurópolis, depoimentos relativos ao caso. Os registros ainda não foram publicados. Maiores detalhes a qualquer momento.

Para se ter uma idéia do quanto a promotora Elaine Nuayed se tornou 'persona non grata', repudiada, inclusive, por uma população inteira, analisemos sua ficha, publicada em reportagem da Edição 25 da Revista Manchetes.

TJ Pará mantém pena à promotora Elaine Nuayed - Os desembargadores negaram mandado de segurança em favor da promotora Elaine de Souza Nuayed, impetrado contra ato do Procurador Geral da Justiça, Geraldo Rocha. A impetrante questionou pena de advertência aplicada pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado, após conclusão de Processo Administrativo, instaurado contra ela em 2007. A promotora foi acusada de abuso de autoridade naquele órgão. O advogado da impetrante alegou que, na sindicância preliminar, o procedimento administrativo foi parcialmente arquivado e a promotora sofreu uma punição de pena de advertência.

Corregedoria Geral do MP apura denúncias contra Elaine Nuayed - Ela foi acusada pelo jornalista Francisco José dos Santos Amaral de tê-lo ameaçado de morte. As ameaças teriam surgido após matéria jornalística publicada no jornal 'Folha do Oeste', na qual o companheiro de Elaine Nuayed, Paulo Corrêa, era acusado de haver tentado extorquir o prefeito de Jacareacanga, Carlos Augusto Veiga. Ministério Público quer exclusão de promotora do quadro funcional - A promotora responde a várias representações na Corregedoria do MP pela prática de abuso de poder, agressão, peculato e extorsão. Em Itaituba e Santarém, ela foi acusada de agredir jornalistas. Em Jacareacanga, é acusada de tentar extorquir o prefeito da cidade. Em Tucuruí, o promotor de justiça Mauro Mendes teve que deixar a cidade sob escolta policial, depois de ser agredido fisicamente por Nuayed. Em Belém, ela chegou a ser detida na Seccional do Comércio depois de invadir um escritório de advocacia. Um dossiê de mais de 500 páginas, com acusações das práticas de vários ilícitos, foi entregue há cinco anos aos procuradores do Ministério Público, com pedido de providências. No ano passado, o pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) acatou, à unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público, com pedido de perda de função, e instaurou ação penal contra Elaine Nuayed pela prática de peculato, corrupção passiva e violação do dever funcional. Na denúncia, Nuayed é acusada de tentar extorquir R$ 10 mil do ex-deputado estadual José Lima, em troca de isentá-lo em um processo.
Na mesma denúncia, o MP ressalta que Elaine se apropriou indevidamente de R$ 4 mil, pertencentes à Promotoria de Novo Repartimento, para custear uma dívida pessoal contraída em uma instituição bancária
(Fonte: www.orm.com.br).

Justiça barra pedido de inscrição de Elaine Nuayed - Para alívio da maioria da população de Itaituba, o Conselho Superior de Justiça do Estado decidiu preliminarmente indeferir o pedido de inscrição da Promotora Elaine Nuayed para ocupar o cargo em Itaituba. Elaine Nuayed, como é conhecida não satisfaz o pressuposto objetivo previsto no at. 89, Inciso I da Lei estadual Nº 057/2006 por estar respondendo processo à Ação Penal, pela prática, em tese, dos crimes capitulados nos arts. 312, Caput, e 317 § 1º, c/c art. 69, todos do Código Penal Brasileiro, feito que tramita perante o egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Ou seja, Elaine Nuayed não irá para Itaituba atuar como promotora de justiça e ainda corre o risco de a qualquer momento perder o cargo, pois pesa sobre ela várias acusações por diversas irregularidades.
(www.alailson.blogspot.com).

OAB entra no caso Nuayed - A OAB recebeu graves denúncias contra a promotora de Justiça Elaine de Sousa Nuayed, titular da Promotoria de Justiça de Rurópolis, que atualmente responde pela 3ª Promotoria de Justiça de Itaituba, e irá encaminhar o assunto ao Conselho Nacional do Ministério Público
Provincia do Tapajós
Anônimo disse…
É notório a intençao de expor a imagem desta senhora, que na realidade, pelos relatos do fotografo "santo", nao é flor que se cheire, no entanto publicar em rede que o mesmo estava fotografando a paisagem, é querer menosprezar a inteligencia dos leitores, uma vez que o 'santinho'a seguiu até a mesma entrar na residencia sei lá de quem, esperou-a sair e mandou mais fotos e estava fotografando a paisagem...Dá licença meu...poe os dois na balança que talvéz o coitadinho puxe mais que ela.