Uma outra Prainha é possível

O patriarcado que gera pobreza, violência, exploração, exclusão, fome, degradação ambiental e negação dos direitos humanos teve sua mais dura derrota nas urnas.

Uma dupla derrota foi imposta pelo eleitorado da Calha Norte à dinastia Hage, que perdeu as prefeituras de Prainha e Almeirim. A mudança sinaliza novos rumos na política dos municípios daquela região, onde sempre imperaram o coronelismo e o medo.

Prainha pode ser considerada o maior exemplo. Lá, a situação é digna de uma intervenção federal. Os recursos púbicos não aparecem e as pessoas que estão no poder enriqueceram da noite pro dia. Até então, as autoridades colocavam uma venda em seus olhos. Mas tudo começou a mudar depois que a promotora de justiça Janaína Andrade foi destacada para aquele município. Pois, apesar de negarem, os novos promotores que vêm para o interior do Estado sempre têm uma meta em suas cabeças: ir para Belém. E por esse motivo, muitas das vezes, esquecem de trabalhar. Janaína Andrade mudou essa realidade. Ela procurou fazer um trabalho sério, imparcial e justo.

Seu trabalho não merece elogios somente porque o grupo político que estava no poder há décadas perdeu. Merece reconhecimento, independentemente do resultado das urnas, porque foi mais que uma promotora. Foi humana. Conseguiu ser sensível e, dentro de suas atribuições, cobrar o cumprimento da lei e prol da melhoria das condições de vida do povo daquela cidade. O público sobre o particular.

Num país mundialmente famoso por seu talento na construção de métodos corruptos e onde o poder econômico sempre ditou as regras, a promotora Janaina Andrade mostrou que um outro mundo é possível. Ou melhor, uma outra Prainha é possível!

Comentários

Anônimo disse…
Alailson, faço minhas as tuas palavras!! Ao que parece você conhece de perto a realidade de Prainha!!

Que bons ventos soprem naquele municipio e que o novo gestor possa implantar e implementar politicas públicas em prol da coletividade e não a favor de particulares, como vinha acontecendo há anos...

Boa sorte, Prainha!!!
Anônimo disse…
Prainha
Terra querida, onde tenho raizes profundas, desde meu querido avô que foi prefeito, mas que uma familia se achava dona da cidade algumas décadas, e hoje meu querido Ir. Sergio Pingarilho vai comandar com toda certeza, com muita dedicação, carinho, amor e colocara essa cidade nos trilhos, com certeza, e os erros que porventura terá serão no afâ de acertar e o Vovô Pretextato (Seu Nene) estará o ajudando para ele levar essa cidade ao lugar que ela merece com mais justiça social, e muito amor.