Máquinas quebradas penalizam quem precisa de hemodiálise em Santarém

Com duas máquinas quebradas há mais de um mês e com demanda acima do que deveria ser o normal, o centro de Nefrologia de Santarém não está conseguindo atender todos os pacientes que procuram aquela unidade de saúde.

Por não poder ser atendido, um desses pacientes teve de ser levado para a emergência do Pronto Socorro Municipal. Lá, ele ficou esperando por uma vaga. O blog apurou que hoje ou amanhã ele deve ser transferido para o Hospital Regional Dr. Waldemar Pena, que também não estaria recebendo mais pacientes.

A hemodiálise municipal possui sete máquinas. Dessas, duas estão quebradas segundo informou Miguel Conceição Maciel (foto), presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará. Miguel disse ainda que a situação é delicada e que está procurando uma solução para o problema junto aos órgãos responsáveis. Se não conseguir vai ter de acionar o Ministério Público Estadual para garantir os direitos dessas pessoas que precisam do tratamento.

“O limite de pacientes é de 36, mas o centro atende a 56 pacientes que necessitam da hemodiálise”, informa Miguel, acrescentando que estão sendo realizados cinco turnos, mas que o último turno é de apenas duas horas. Sendo que cada paciente necessita de no mínimo quatro horas de hemodiálise.

De acordo ainda com Miguel, o Hospital Regional tem atualmente 13 máquinas e todas estão funcionando normalmente. Mas a capacidade já foi alcançada e, por isso, não estaria recebendo mais pacientes.

Comentários