Aos 70 anos, clássico “Rai-Fran” pode ser declarado patrimônio cultural e imaterial de Santarém

O maior clássico do interior da Amazônia poderá ser declarado patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Santarém. Projeto de Lei neste sentido foi apresentado na Câmara Municipal de Santarém pelo vereador Dayan Serique (PPS) na manhã desta segunda-feira, 14. O clássico entre os clubes São Raimundo e São Francisco possui uma história de 70 anos na mente lúcida do torcedor santareno. Os dois maiores rivais do futebol santareno também são campeões de público e fazem bonito quando participam de competições estaduais e nacionais.
Para engrandecer ainda mais e eternizar essa bonita história do nosso futebol, o vereador Dayan Serique propôs o referido dispositivo legal que será apreciado pelas Comissões do Legislativo Municipal antes de ser colocado em votação no plenário.
Dayan Serique: Projeto de Lei
“É uma homenagem aos dois maiores clubes do interior da Amazônia que há décadas nos proporcionam uma bela manifestação cultural dentro do esporte. Protagonistas de grandes episódios do nosso futebol. Quem nunca ouvir falar no Rai-Fran? Essa história precisa ser valorizada e eternizada. As torcidas merecem. É uma manifestação do torcedor santareno que merece o reconhecimento legal. Apresentamos o Projeto de Lei que seguirá o rito desta Casa [Câmara Municipal] e, posteriormente, depois de aprovado, será enviado ao Poder Executivo para apreciação e sanção”, explicou Serique.

O primeiro confronto registrado que se tem notícia entre os dois clubes data do dia 22 de abril de 1946. O palco foi o então campo do “Poeirão”, onde hoje está localizado o Colégio Batista Sóstenes Pereira de Barros. 

O São Francisco venceu a partida pelo placar de 5 a 3. O próximo clássico Rai-Fran vai acontecer dentro do segundo turno do Campeonato Paraense de Futebol 2016 no próximo dia 26 de março. O palco será o estádio Colosso do Tapajós, mas os dois clubes também já realizaram confrontos históricos no antigo estádio Elinaldo Barbosa.

Por Assessoria de Comunicação

Comentários

Unknown disse…
Alailson como você fez pra pra seu blogger aparecer no google?