Campanha paga na internet: Reforma Eleitoral beneficiou o Facebook

Poucos se atentaram, mas a Reforma Eleitoral sancionada recentemente por Michel Temer beneficiou o Facebook, quando o assunto é ganhar dinheiro com propaganda eleitoral paga na internet. Nem Blogs nem portais nem sites. Apenas o Facebook vai ganhar dinheiro pelo uso da internet por parte dos candidatos.

Uma rápida pesquisa na proposta da Reforma Eleitoral mostra o que podemos chamar de favorecimento proposital. O artigo 57 liberava campanha paga para toda a internet e qualquer mídia digital no primeiro texto apresentado em julho deste ano. No texto aprovado, o dispositivo legal proíbe totalmente campanha paga na internet, exceto o ‘impulsionamento’. A rede social que mais lucra no mundo com esse mecanismo é o Facebook.

Diz o texto a provado: ‘Art. 57-C. É vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos, desde que identificado de forma inequívoca como tal e contratado exclusivamente por partidos, coligações e candidatos e seus representantes.’

Texto anterior:  ‘É permitida exclusivamente aos partidos e coligações partidárias e aos candidatos a veiculação e promoção pagas, na internet ou qualquer outras mídias digitais, de propaganda eleitoral ou de conteúdos que promovam ou afetem os candidatos ou suas agremiações, até o limite de 5% do teto dos gastos para o respectivo cargo e circunscrição ou de R$ 2 milhões, o que for menor’.

Tão novo no Brasil. Será que o Facebook já tem sua bancada no Congresso Nacional?



Redação do Blog do Alailson

Comentários