Os bastidores do Blog do Noblat

O mais comentado blog brasileiro de política surgiu por acaso. Em março de 2004, quando assinava uma coluna semanal no jornal carioca "O Dia", o jornalista Ricardo Noblat notou que muitas das notícias que apurava em primeira mão perdiam a validade antes de chegar ao domingo. "Por sugestão de um amigo, resolvi criar um blog para despejar as que não se sustentariam até o fim de semana", conta Noblat. Em pouco tempo, o Blog do Noblat deixou de ser um quarto de despejo de notas perecíveis para se tornar o mais comentado blog de política do Brasil, passando a exigir do jornalista dedicação em tempo integral, madrugadas incluídas. Hoje a audiência atinge mais de 100 mil visitas únicas em dias quentes na CPI. Por mês, chega a 2 milhões.
Engana-se quem pensa que Noblat é um aficionado da tecnologia. Embora passe 14 horas por dia em frente ao PC, três anos atrás não sabia sequer enviar e-mail. "Enquanto trabalhei no 'Correio Braziliense', a secretaria imprimia e-mails para mim", diz. Ele alimenta o blog de sua casa, em Brasília, com a ajuda de uma estudante de jornalismo. E com poucos recursos tecnológicos. A infra-estrutura se resume a dois computadores, TV, rádio e telefone, no qual fica pendurado o dia inteiro.
Durante pouco mais de um ano, Noblat manteve o blog usando o publicador do Blig, serviço de blogs do Portal iG. Em junho, com o aumento da audiência, o blog estreou um visual mais elaborado, criado pela Digital Mediavox, de Brasília. Graças a um acordo com o iG, Noblat passou a ganhar pela produção de conteúdo - antes não recebia nada e dependia da mulher para bancar as contas da casa.
A mudança de visual veio acompanhada de novas possibilidades oferecidas por um publicador desenvolvido em Java, como a criação de enquetes e o agendamento de posts. Outra novidade a atual fase do blog é a Estação Jazz & Tal, uma rádio online com programação assinada pelo próprio Noblat. É ele quem monta os programas. Os arquivos, em MP3, são enviados a Digital Mediavox, que ajusta a qualidade para a internet e faz o upload para o servidor do iG. São aproximadamente 24h de músicas que tocam de forma randômica num player em Flash.
Um efeito colateral do crescimento da audiência apareceu no sistema de comentários, antes aberto. Este espaço foi invadido por mensagens automáticas e palavrões, lançados por visitantes nada educados. Agora só usuários cadastrados podem comentar. Noblat garante, no entanto, que a livre manifestação de opiniões está assegurada. Os alvos mais freqüentes são os políticos. Mas nesse espaço democrático nem o colunista está a salvo de críticas. "Os caras me esculhambam todo dia".

Fonte: Revista INFO | Outubro de 2005 | Página 34

Comentários