Aftosa: Vacinação não alcança índices desejados

A informação foi repassada a imprensa por Cínthia Sobral, coordenadora da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) em Santarém.

A campanha de combate à febre aftosa iniciou no dia 01 de maio e pretendia superar, em Santarém, o índice de cobertura alcançado na etapa passada que foi de 89%.

Mas segundo a Adepará, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que se encerra dia 31 deste mês, tem alcançado índices muito baixos. A campanha já ultrapassou os vinte dias de duração e não conseguiu atingir nem 10% do rebanho existente no município.

A data de termino da campanha provavelmente será prorrogada pela sede central em Belém.

Os criadores têm de Adquirir a dose da vacina, vacinar os seus animais e se dirigir até os escritórios da Adepará para confirmar a vacinação. Eles terão até o dia 15 de junho para efetuar a comprovação, estando sujeitos a multas e podem até ficar impedidos de comercializar seus rebanhos. A dose de cada vacina custa R$ 1,10 (hum real e dez centavos) nas lojas autorizadas.

A Agência informou ainda que devido a atual época de chuvas na Região, os criadores têm dificuldades até de virem à cidade para comprar a vacina. A Adepará diz ainda que o estoque é suficiente para atender a demanda. Na última remessa foram disponibilizadas 360 mil doses da vacina.

Santarém ainda está classificada como área de alto risco para a doença. Caso os índices de vacinação não melhorem o município está apto a não sair dessa condição.

A inclusão do município na área de alto risco para febre aftosa impede as exportações para áreas que estejam livres da doença. Segundo a Adepará, o rebanho de Santarém e todo o médio e baixo amazonas só pode ser exportado para o Amazonas porque também é área de alto risco. O único município da região classificado como sendo área livre de febre aftosa com vacinação é Itaituba.

Comentários