Cerrado e Mata Atlântica ameaçados

O Brasil possui hoje 2 dos 34 ecossistemas mundiais mais ameaçados. A Mata Atlântica e o Cerrado estão progressivamente desaparecendo, segundo dados da Conservação Internacional, divulgados no início de 2005.
Desde o descobrimento do Brasil, cerca de 92% da vegetação da Mata Atlântica foi destruída. No caso do Cerrado, que começou a ser ocupado nas últimas décadas, a destruição é ainda mais rápida, restando hoje apenas 22% da cobertura original.
A monocultura da soja, as plantações de algodão e milho e a agricultura mecanizada como um todo são os principais fatores responsáveis pela destruição ambiental da região. As áreas mais ameaçadas, segundo estudo da mesma entidade, estão no sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.
A situação da Mata Atlântica apresentou uma pequena melhora nos últimos anos, com a redução da pressão de atividades econômicas sobre territórios preservados. Mas se, por um lado, a pressão diminuiu aí, por outro, ela se deslocou para outras regiões, como é o caso do Cerrado e da Amazônia. Números como estes são divulgados todas as semanas pela mídia. Há um reconhecimento da gravidade da situação ambiental, mas ela ainda é largamente subordinada a exigências econômicas de curto prazo.
No caso do agronegócio, essa subordinação é exemplar. Permanece o forte o consenso em torno de uma mesma receita para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país: aumento das exportações, abertura do mercado de capitais, moedas conversíveis, privatização, desregulamentação da economia e livre comércio.
Esse modelo é sugerido a praticamente todos os países, independentemente de particularidades locais e regionais. Os indicadores sociais, ambientais e econômicos da economia global mostram, porém, que a receita não oferece o que promete. No período em que esse modelo foi aplicado em larga escala - entre 1988 e 1993 - o mundo tornou-se mais desigual e aumentou a destruição ambiental, apontam dados do próprio Banco Mundial.

Comentários

Anônimo disse…
Olá, muito bom seu blog!
Quer aumentar as visitas dele?
Cadastre ele GRATUITAMENTE no TopBlogs.
Seu blog recebe inúmeros destaques, e muitas visitas!

Entre já! http://tecnoblog.net/topblogs