DataFolha confirma CNT/Sensus

Deu no blog do Josias de Souza, da Folha.

Confirmando a tendência verificada pela pesquisa Sensus, divulgada pela manhã, o Datafolha revelou na noite desta quarta os números de sua mais recente sondagem eleitoral, feita nos últimos dois dias. Se a eleição fosse hoje, Lula garantiria o segundo mandato já no primeiro turno.
Lula liquidaria o pleito na primeira rodada em dois dos cenários pesquisados, que são justamente os mais prováveis: sem uma candidatura presidencial do PMDB ou se o candidato peemedebista for o senador Pedro Simon (RS).

De todos, o cenário que mais se aproxima da realidade é aquele em que o PMDB vai às urnas sem candidato ao Planalto. Neste caso, Lula, que em abril tinha 43%, teria agora 45% dos votos. Geraldo ‘Picolé de Chuchumbo’ Alckmin, que tinha 23, oscila um ponto para baixo e fica com 22%.
Sem um peemedebista no páreo, a vantagem de Lula sobre Alckmin, que era de 20 pontos percentuais em abril, aumenta para 23 pontos nesta primeira sondagem eleitoral realizada depois da onda de ataques do PCC às forças de segurança do Estado de São Paulo. Excluindo-se os votos brancos e nulos, além dos eleitores que se declararam indecisos, Lula seria reeleito no primeiro turno com 54% dos votos válidos.
Mesmo que a candidatura Simon consiga ganhar musculatura partidária, o quadro mantém-se praticamente inalterado: Lula oscilaria um ponto para baixo, ficando com 44%. Alckmin conservaria os mesmos 22%. E Simon teria 2%. Neste caso, Lula arremataria 53% dos votos válidos. E, de novo, asseguraria a reeleição no primeiro turno.
Embora Anthony Garotinho (PMDB) tenha desistido de concorrer ao Planalto, apresentando-se agora como candidato a vice na chapa de Simon, a pesquisa inclui um cenário ainda com o nome do ex-governador fluminense. Lula aparece com 43%. Alckmin, com 21%. E Garotinho despenca de 15% para 7%. Lula ficaria com 51% dos votos válidos. Em tese, venceria no primeiro turno. Mas como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, a cautela e o rigor científico obrigam a informar que não dá para dizer com 100% de certeza que não haveria um segundo turno.
Embora Datafolha e Sensus tenham captado movimentos semelhantes no que diz respeito às intenções de voto, divergiram num ponto relevantíssimo: a taxa de rejeição dos candidatos. De acordo com a sondagem Sensus, 34,7% dos eleitores jamais votariam em Lula. A aversão a Alckmin seria ainda maior: 40,6%. A pesquisa Datafolha detectou dados que vão em sentido oposto: a rejeição do eleitorado a Lula (27%) seria praticamente o dobro da de Alckmin (14%). Se o Sensus estiver certo, o espaço para uma eventual reação de Alckmin seria bem menor.

Comentários