Ibama e Ipaam apreendem madeira ilegal

Os moradores da Reserva deDesenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, localizada no rio Jutaí, afluentedo rio Solimões no estado do Amazonas, fizeram uma denúncia de exploraçãomadeireira ilegal na unidade de conservação que resultou na apreensão de 98 toras e 120 pranchas beneficiadas de cedro, no rio Juruazinho, dentro daRDS.
A operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas(Ipaam) que autuou em flagrante os madeireiros que cometiam crimesambientais na reserva só foi possível graças a um sistema de radio comunicação instalado na RDS Cujubim, situada em área remota e dedifícil comunicação.
Os moradores da RDS Cujubim comunicaram, à equipe de campo da reserva, nova embarcação extraindo madeira ilegalmente. Adenúncia foi encaminhada ao Ibama de Jutaí e à SDS.
Segundo o secretário executivo adjunto de extrativismo, Ademar Cruz, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) dogoverno do Amazonas, a denúncia era um mecanismo de ação social desconhecidodentro da maior parte das unidades de conservação do Estado. "O fato éinédito e representa um novo momento na gestão de UC em nosso Estado,voltado para o estabelecimento de parcerias institucionais e um novo modelo de gestão de áreas protegidas, que prioriza a participação dos moradores dasreservas no monitoramento da biodiversidade local", afirma Ademar Cruz.

Comentários

Anônimo disse…
Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»