PF já prendeu 11 dos sanguessugas soltos pelo TRF


A Polícia Federal já prendeu novamente 11 dos 44 presos pela Operação Sanguessuga que haviam sido liberados esta madrugada após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Eles são acusados de integrar uma quadrilha especializada no superfaturamento de ambulâncias com dinheiro do Orçamento da União.

A decisão do TRF foi revogada esta manhã pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, a pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. O nome dos presos ainda não foi divulgado. O número de prisões deve subir até o final do dia. A PF deve divulgar um novo balanço no começo da noite.

"Salienta que a documentação relativa ao possível envolvimento dos parlamentares citados nas escutas telefônicas realizadas pela Polícia Federal já foi encaminhada para instauração de inquérito neste Supremo Tribunal, estando sob cuidadosa análise da própria Procuradoria-Geral da República", diz despacho do STF.

O habeas-corpus do TRF, concedido em favor do ex-deputado Carlos Rodrigues (sem partido-RJ), se estendeu aos demais suspeitos presos pela PF. O TRF havia alegado que como as investigações alcançavam parlamentares, era preciso declinar da competência em favor do STF para processar e julgar todos os inquéritos que envolvem a operação. Com isso, todos os procedimentos investigatórios em curso na 2ª Vara de Mato Grosso seriam remetidos ao Supremo.

Hoje, representantes do Congresso se reuniram com o procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. No encontro foi definido que as investigações sobre os parlamentares envolvidos no esquema seriam repassadas para a Procuradoria.
(Fonte: Congresso em Foco)

Comentários