Dia da Imprensa deve selar compromisso com a liberdade e a democracia

A imprensa brasileira nasceu no exílio, defendendo a República, em pleno regime monárquico, e o abolicionismo no auge da escravidão. Em junho de 1808, foi lançado o Correio Brasilienze, pelas mãos de Hipólito José da Costa. O jornal era editado em Londres, por conta da censura imposta pelo Império. Relembrando este marco é que se comemora em 1º de junho o Dia da Imprensa.
Esta história nos dá a medida dos desafios e o do compromisso social que o jornalista tem para com a liberdade e a dignidade humana. Esta a tradição de ser o porta-voz dos anseios populares e da democracia não pode ser esquecida.
Na data em que se comemora o Dia da Imprensa, alertamos os jornalistas para refletirem sobre a sua responsabilidade. É preciso que recuperemos o nosso protagonismo social, para que se dê continuidade a esta tradição nascida há quase dois séculos.
Assim, conclamamos todos a se unirem para defender nossa profissão, a liberdade de imprensa, a ética e a democracia nos meios de comunicação. Agindo desta forma, nossa geração honra as anteriores e colabora para a consolidação de um futuro mais justo e digno para os brasileiros.
Comentário - Nota divulgada pela imprensa de São Paulo em homenagem ao dia da Imprensa, que foi ontem. Divulguei apenas hoje, e daí ninguém vai ler mesmo. Parabéns pra mim e pra vocês!

Comentários