PDS Serra Azul discute implantação com Incra

Assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Serra Azul, localizado no município de Monte Alegre, oeste paraense, reuniram-se com a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Santarém (PA) para discutirem ações de implantação do assentamento. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre.

Durante a reunião, foram tomadas decisões conjuntas entre Incra, assentados e Sindicato dos Trabalhadores Rurais no sentido de fortalecer a presença governamental na área do PDS Serra Azul. Uma comissão formada por esses segmentos irá fazer uma demarcação preliminar dos lotes a partir da próxima semana. Para tanto, a Superintendência Regional do Incra destinou um veículo específico e garantiu a disponibilidade de servidores para executar o trabalho.

A Superintendência Regional do Incra também recomendou que as famílias do PDS Serra Azul – 460 estão cadastradas - se articulem para fazer o pedido coletivo de licenciamento ambiental, procedimento exigido para a construção das casas e a plantação da lavoura inicial, e se prepararem para a prática do manejo florestal, atividade recomenda num PDS.
Do encontro, participaram o superintendente regional do Incra em Santarém, Pedro Aquino de Santana, o chefe da Unidade Avançada do Instituto em Monte Alegre, João Evangelista, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região e da associação representativa do PDS Serra Azul.

Comentários