Projeto de saúde mental inicia com jovens de favela do Rio

O Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Jovens decidiu hoje (20), em Salvador (BA), realizar projeto-piloto de atenção e promoção de saúde voltado a crianças e jovens envolvidos com tráfico de drogas em comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro. A Favela da Maré, situada na região da Leopoldina e Ilha do Fundão, será a primeira comunidade beneficiada com projeto, que será deflagrado em julho.
A iniciativa consta da Carta de Salvador, redigida ao final de reunião especial do fórum, ocorrida na capital baiana. Por meio do documento, representantes do governo e da sociedade civil assumem o compromisso de enfrentar a problemática com ações de saúde, bem-estar social, educação, segurança pública, esportes, lazer e cultura.
A decisão de realizar o projeto-piloto levou em conta relatórios e material audiovisual apresentado pelas organizações não governamentais cariocas Observatório das Favelas e Central Única das Favelas (Cufa). A Cufa foi a responsável pela realização do documentário "Falcão, Meninos do Tráfico", exibido pelo programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, no dia 19 de março. O documentário, que teve repercussão nacional, retratou o drama de crianças e adolescentes que trabalham no tráfico de drogas em periferias de Norte a Sul do país.
O Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Jovens foi criado em 2004 pelo Ministério da Saúde para discutir ações intersetoriais para a política de saúde mental infanto-juvenil. Em sua reunião anterior, realizada em Curitiba (PR), a proposta foi realizar projeto-piloto direcionado a crianças e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas.

Comentários