PSOL homologa candidatura de Heloisa Helena


Depois que o ex-PT reformou a sua ideologia – tingiu-a de outra cor, pregou uns babados na manga direita e mandou alargar os bolsos — restaram poucas opções presidenciais ditas de esquerda. Uma delas é a senadora Heloisa Helena.



Nascido em 2004 de uma dissidência do PT, o PSOL homologou neste sábado a candidatura de Heloísa à presidência da República. Escolheu-se um pedaço emblemático de Alagoas, Estado da senadora, para realizar a convenção.



A candidata foi aclamada por cerca de 600 pessoas no município de União dos Palmares (AL). Previra-se que o evento ocorreria no topo da Serra da Barriga, local onde, no século 17, foi assentado o quilombo dos Palmares. Mas a chuva não colaborou.



O acesso à serra é feito por uma estrada de barro que, encharcada, tornou-se intransitável para os caminhões que levariam a estrutura da convenção. O PSOL decidiu reunir-se, então, num galpão montado pela prefeitura de União dos Palmares para os festejos juninos.



Embora mesmo as ideologias mais radicais tenham de basear os seus propósitos num orçamento, Heloisa avisou, em discurso e em entrevista, que não vai aceitar doações de empresas para a sua campanha. Pretende correr a sacolinha apenas entre pessoas físicas. Mesmo assim, aquelas que se identifiquem com o seu programa de governo, disponível no sítio do partido na internet.



É mais fácil Heloisa Helena passar a freqüentar o Senado de mini-saia e salto agulha do que o PSOL chegar à presidência da República. É justamente nessa certeza de derrota que reside o principal mérito da candidatura da senadora. Ela trocou o conforto de uma reeleição para o Senado pelo suplício do fracasso em nome da causa. Merece respeito.



Numa fase em que o mundo parece ter descoberto que a ideologia é o caminho mais longo entre um projeto e sua realização, Heloisa não vai à presidência. Mas já seduziu algo como 6% do eleitorado. Ocupa nas pesquisas um honroso terceiro lugar. Mas não ignora que tornou-se neste sábado candidata a voltar a dar aulas na Universidade Federal de Alagoas, emprego do qual se encontra licenciada.

Comentários