Heloísa Helena encerra campanha no Nordeste

SÍLVIA FREIREda
Agência Folha, em Pão de Açúcar (AL)
A candidata à Presidência da República Heloísa Helena (PSOL-AL) encerrou hoje sua campanha no Nordeste do país afirmando que a região "pode tudo" e que não é possível que o Brasil seja governado por quem não respeita o Nordeste.O último compromisso de campanha dela na região antes do primeiro turno da eleição foi uma caminhada na margem do rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar (AL), cidade onde nasceu, no sertão alagoano."Não é possível que o Brasil seja condenado a ser sempre conduzido por aqueles que não respeitam o Nordeste brasileiro.
O Nordeste pode tudo, pode ser um grande centro de geração de emprego e renda pelo turismo, tem os nossos rios, as nossas praias.""Tem um gigantesco potencial de áreas agricultáveis, tudo que aqui se planta pode dar. Tem tecnologia para irrigação a baixo custo, com pouca água e grande impacto social."Na caminhada, Heloísa Helena ganhou beijos, abraços e até benções de banhistas que passavam o domingo na praia do rio, próximo ao centro da cidade. Em seu discurso, feito em cima de um caminhão, ela disse que sua candidatura foi a luta do "tostão contra o mensalão" e que em alguns momentos "parecia que a saúde não ia agüentar".Ela voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, que, segundo ela, se jogou "nos braços dos banqueiros, do capital financeiro, dos mensaleiros e dos sanguessugas" e cobrou mais uma vez a participação dele nos debates.
Sobre a crise do dossiê contra os tucanos, a candidata disse que o governo já sabe de onde vieram os R$ 1,75 milhão (em notas de reais e dólares) apreendidos pela Polícia Federal para pagar pelos documentos e cobrou a divulgação das informações."É fundamental que o governo disponibilize as informações para a sociedade que ele já sabe. Já sabem quem sacou, quem provisionou a conta que eles sacaram. Não tenho dúvida quanto a isso", afirmou ela."Qualquer movimentação atípica, o gerente do banco comunica automaticamente, compulsoriamente ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), à Polícia Federal, ao Ministério Público e ao Banco Central", acrescentou.
Para a candidata, o governo foi capaz de identificar rapidamente uma movimentação atípica de R$ 20 mil do caseiro Francenildo Costa, que revelou que o ex-ministro Antonio Palocci visitava uma casa mantida por lobistas em Brasília."Quem entrou com os dólares? Qual o avião que entrou com isso? Ficam todos sob suspeita, qualquer jatinho ou aerolula. Nenhum de nós, os 'normais', conseguimos entrar com dólar ou uma maleta de reais", disse a candidata.

Comentários