Dois assentamentos da reforma agrária são criados na região de Santarém (PA)


A criação de mais dois assentamentos da reforma agrária no Pará irá beneficiar 650 famílias. A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém publicou no Diário Oficial da União da última sexta-feira (27) as Portarias 32 e 34, criando, respectivamente, o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Atumã, no município de Alenquer, e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Novo Horizonte, entre os municípios de Itaituba e Trairão.
O PAE Atumã será instalado em uma área de várzea de 33,5 mil hectares, onde serão criadas 500 unidades agrícolas familiares abrangendo as comunidades de Costa do Arapiri, Boca do Arapiri, Centro do Arapiri, Urucurituba, Caxinguba, Pai Antônio, Mato Grosso, Atumã, Prais da Conceição, Surubiú-Açu, Surubiu-Miri de Cima, Surubiu de Baixo, Pixuna. Nesse local, as atividades a serem desenvolvidas estão baseadas na extração de recursos naturais com sementes, seiva de árvores e pesca.A criação do PAE em áreas de várzea na região amazônica é possível graças a um Termo de Cooperação Técnica, firmado em novembro de 2005 entre a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Incra.
Nele, a SPU autoriza a criação de PAEs nessas regiões.Já o PDS Novo Horizonte será instalado no antigo imóvel rural Gleba Santa Cruz, com área de 13,8 mil hectares, onde serão assentadas 150 famílias de agricultores. Nesse modelo de assentamento, as famílias são orientadas a retirar do ambiente o mínimo necessário para o seu sustento. Elas são conscientizadas de que é preciso preservar para que os recursos estejam sempre disponíveis para o sustento próprio e para as gerações futuras.
Preocupação ambiental
O superintendente regional do Incra em Santarém, Pedro Aquino de Santana, ressalta a importância da orientação ambiental dada a essas famílias. "As populações tradicionais já têm todo um comportamento que faz com que a natureza esteja preservada até hoje. O que nós vamos fazer é ajudar a potencializar o trabalho que já estão fazendo e focar na questão do desenvolvimento sustentável desses assentamentos", afirma.De acordo com Santana, o próximo passo agora é a elaboração do plano de utilização do assentamento, que irá disciplinar o uso dos recursos naturais. Em seguida, o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) vai determinar o desenvolvimento da área, levando sempre em consideração as questões ambientais.

Comentários