Polícia faz operação de reintegração de posse no Nordeste do Pará

Agência Pará - A tropa do Comando de Missões Especiais (CME), unidade que reúne as tropas de elite da Polícia Militar do Pará, iniciou, na manhã desta sexta-feira (15), uma operação de reintegração de posse na fazenda 'Santa Marta', localizada na zona rural do município de Moju, no Nordeste do Pará.

A área, de 26 mil hectares, pertence à empresa Terra Norte - Terraplenagem e Agroindústria S/A. Apesar de estar legalmente situada na localidade de Alto Moju, o acesso à fazenda só pode ser feito pelo município de Tailândia. Além da pecuária, que conta com um rebanho de aproximadamente duas mil cabeças de gado, a empresa também mantém no local diversas atividades econômicas, como o cultivo do cupuaçu, de pimenta-do-reino e de seringueiras. A propriedade começou a ser invadida em maio deste ano, por um grupo de pessoas que se auto-denominavam trabalhadores rurais ligados ao movimento dos 'Sem-Tora'. Durante a operação de desocupação da área, a Polícia Militar prendeu cerca de seis homens que atuavam na extração ilegal de madeira. Também foram apreendidas cinco armas de fogo do tipo cartucheiras e espingardas de diversos calibres.


Apesar de haver um número pequeno de invasores durante a ação da PM, em apoio ao poder Judiciário, o levantamento realizado in loco pela corporação, que antecedeu a operação desta sexta-feira, indica que, nos últimos meses, quase mil pessoas trabalhavam na derrubada da mata, a serviço de proprietários de madeireiras clandestinas de Tailândia. De acordo com o levantamento, cerca de 60 caminhões carregados com tora de madeira saíam diariamente da fazenda. Na área a tropa do CME encontrou um acampamento central, com cerca de 150 barracos de madeira cobertos com lona, que funcionavam como ponto de apoio dos invasores. Era neste acampamento que eles comercializavam as toras de madeira retiradas da fazenda. A PM também constatou que o crime ambiental estava sendo praticado em larga escala e de forma bastante acelerada, porque, além da extração ilegal da madeira, os invasores também estavam destruindo diversas espécies da fauna silvestre que habita as matas da 'Santa Marta'.

Comentários