Alcoa afirma que valoriza empresários do oeste paraense

A Alcoa rebateu a afirmação feita pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e pela Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ) de que a empresa mineradora não está direcionando investimentos para empresas do oeste paraense. O fato foi noticiado em matéria publicada aqui no Jornal de Santarém e Baixo Amazonas (JSBA) na edição passada, de 10 a 16 de fevereiro.
Em nota enviada a nossa reportagem, a Alcoa, que está construindo uma mina de extração de bauxita no município de Juruti, no Oeste do Estado, afirmou que o fortalecimento e a valorização da economia local é um dos princípios de atuação da companhia em todo o mundo. “A opção pelos fornecedores da região é um compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado do Pará e uma estratégia importante do ponto de vista logístico, econômico e de sustentabilidade”, afirma Cláudio Vilaça, gerente de Aquisição e Logística da Alcoa em Juruti.
A empresa destacou que uma das maneiras de demonstrar na prática a valorização dos fornecedores paraense foi criação da parceira da Alcoa com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), que está desenvolvendo a indústria de base para atender aos padrões nacionais e internacionais de qualidade. “Além disso, existem as vendas indiretas para a Alcoa, movimentadas pelos fornecedores detentores de tecnologia e serviços de obras civis de grande porte”, afirma a empresa.
O gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa em Juruti, Mauricio Macedo, informou que é destinada uma atenção especial à qualificação da mão-de-obra local para assegurar mais oportunidades e competitividade aos profissionais da região. “O Programa de Qualificação de Mão-de-Obra beneficiará mais de dois mil profissionais e, hoje, mais de 80% dos funcionários que trabalham nas obras de implantação da Mina de Juruti são paraenses”, destacou Mauricio.


INVESTIMENTOS

A Alcoa afirmou ainda, que durante todo o ano de 2006, selou o compromisso de investir cerca de R$ 44 milhões em compras junto a empresas paraenses. Segundo a empresa, desse total, já foram efetivados mais de R$ 21,5 milhões em produtos e serviços. “Além disso, no início deste ano, foram formalizados dois contratos de grande porte com duas empresas paraenses para a compra de dormentes de concretos para a ferrovia e serviços de transporte fluvial, levando a um aumento substancial do montante comprometido de compra”, destacou a empresa.(Por Alailson Muniz)

Comentários