Chávez anuncia o fim do vestibular na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a eliminação da Prova de Aptidão Acadêmica (PAA) como exame de admissão nas universidades, alegando que "os velhos métodos" levam à "exclusão" de jovens das "classes populares".
Além disso, e pelo mesmo motivo, "devem ser eliminadas as provas internas nas universidades", acrescentou, num discurso transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, num ato com estudantes universitários.
Os anúncios foram recebidos com euforia pelas centenas de estudantes presentes no ato, num teatro de Caracas. Eles cantaram o já tradicional refrão governista "así, así es que se gobierna".
A eliminação das avaliações tinha sido anunciada recentemente pelo deputado Alberto Cateslar, presidente da Comissão de Juventude da Assembléia Nacional.
Chávez também anunciou que elevará para aproximadamente US$ 100 as "milhares de bolsas de estudos" mensais que dá para os estudantes de menos recursos.
Além disso, afirmou que seu governo fará este ano diversos investimentos para equipar as universidades, como a criação ou remodelação "de refeitórios estudantis", como já acontece nas "escolas bolivarianas" da educação primária e secundária.

Comentários