Planejamento Territorial Participativo em Santarém recheado de promessas

Sob um forte calor, Ana Júlia discursou emocionada e prometeu uma carrada de obras para o Oeste do Estado.



Dentre outros assuntos, a governadora Ana Júlia Carepa disse nesta terça-feira (08), em Santarém, que vai inaugurar o hospital regional do município até o dia 10 de julho. Além disso, vai garantir internet gratuita e de qualidade para Santarém e região, promover cursos de capacitação para servidores públicos estaduais e municipais, reduzir imposto sobre óleo diesel para pescadores, retomar as obras na estrada que liga a rodovia BR-163 a Mojuí dos Campos e Santarém a Curuá Una e agilizar o licenciamento ambiental nas áreas de assentamento para garantir renda aos assentados e matéria-prima para o setor florestal.
Todos os anúncios foram feitos na sede do Iate Clube de Santarém, onde foi realizada a 9ª plenária do Planejamento Territorial Participativo (PTP). Foi a participação mais emocionada da governadora Ana Júlia Carepa, entre todas as plenárias em que ela participou, e foi também o discurso mais longo. A governadora ficou com a voz embargada várias vezes durante o discurso, mas, ao final, não conteve a emoção e foi às lágrimas.
Ainda durante a coletiva, a governadora afirmou que vai processar a revista Veja por crime de calúnia e difamação. "A revista mexeu com a minha família, meus filhos e até meu pai, que foi perseguido pela ditadura militar. A minha dignidade e a das mães de famílias do Pará foram atingidas", disse a governadora.
A plenária da Região de Integração do Baixo Amazonas com 641.531 habitantes foi superlativa. Maior número de participantes, cerca de 3.500 pessoas, e contou com a participação do vice-governador, Odair Corrêa, 12 prefeitos, 19 secretários de Estado, quase todos os dirigentes de órgãos públicos estaduais, comandantes militares, religiosos, dirigentes de ong's e de movimentos sociais, além de associações de classe.
A região é formada pelos municípios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. Os presentes assistiram duas apresentações exclusivas das tribos Munduruku e Muirapinima, que fazem parte dos grupos que se apresentam no Festival de Tribos de Juruti, que acontecerá no mês de julho.
A prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, disse que era uma "oportunidade histórica a população do Baixo Amazonas ser chamada a decidir seu destino dentro do planejamento estadual, o que antes só era feito nos gabinetes refrigerados".
A governadora voltou a garantir que só está prometendo o que pode cumprir. É o caso do hospital regional de Santarém. "O hospital é para atender casos de média e alta complexidade. Por isso, tem que estar equipado e com profissionais qualificados para atender a população. Por isso, além de inaugurá-lo, vou transformá-lo em um hospital-escola, para os estudantes de medicina da Universidade Estadual do Pará", garantiu a governadora Ana Júlia Carepa.
Representantes de movimentos indígenas, negros e pescadores fizeram reivindicações à governadora. O índio Odair José, que benzeu a governadora e representava 12 mil índios do Oeste do Pará, pediu a demarcação do território indígena Terra Maró. "Ainda no meu governo você terá uma resposta para o seu pedido", garantiu a governadora.
Os quilombolas pediram que o ensino sobre as raízes negras fosse para as comunidades rurais. Miguel Teixeira, representando 32 mil pescadores sindicalizados, entre os 96 mil que formam a região do Baixo Amazonas e Oeste do Pará, quer que a governadora garanta o acesso às políticas públicas. Para ambos, Ana Júlia Carepa disse que o seu governo vai garantir acesso às políticas públicas e que criou coordenações, entre elas, a dos negros, dentro da estrutura da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
A próxima plenária do Planejamento Territorial Participativo acontecerá no dia 10 de maio, em Conceição do Araguaia.

Comentários