Viagem ao território brasileiro vai ser a mais longa do pontífice alemão



Em dois anos de pontificado, a viagem ao Brasil será a primeira de Benedito XVI fora da Europa e a mais longa em trajeto. Desde abril de 2005, ele saiu da Itália apenas cinco vezes e visitou quatro países. Esteve em duas ocasiões na Alemanha, sua terra natal, e uma na Polônia, na Espanha e na Turquia.
O próprio papa já avisou que não pretende fazer muitas viagens longas, em parte por causa da idade (está com 80 anos) e em parte porque sua prioridade é a Europa, onde o catolicismo definha. Seu antecessor João Paulo II fez em média cinco viagens anuais em cada um dos 26 anos no comando da Igreja Católica. Ele esteve em 132 países de todos os continentes. Só ao Brasil, veio três vezes.
Apesar de escassas, as viagens de Bento XVI foram intensas e geraram polêmicas. A mais grave foi na segunda visita à Alemanha, entre 9 e 14 de setembro, quando fez declarações que ligavam Maomé e a religião islâmica à violência e provocou a ira de muçulmanos no mundo todo. Sua primeira viagem foi para a Alemanha, em agosto de 2005, para participar da Jornada Mundial da Juventude na cidade de Colônia. Ele fez um apelo aos 800 mil jovens de mais de 190 países a se orientarem pelos valores do cristianismo. Os jovens devem ser alvos constantes das peregrinações de Benedito XVI, como foram de João Paulo II. No País, ele vai se reunir com a juventude em dois momentos, no Pacaembu e na Fazenda Esperança.

Comentários