Chávez não é um perigo para a América Latina, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu colega venezuelano Hugo Chávez é um parceiro do Brasil e que não representa um perigo para a América Latina, numa entrevista transmitida nesta segunda-feira pela BBC.

"O Chávez é um parceiro do Brasil, nós temos grandes negócios no país dele, estamos construindo refinarias conjuntamente no Brasil e na Venezuela, e não acredito que ele seja um perigo para a América Latina", disse Lula, em entrevista gravada no sábado em Londres pelo jornalista Stephen Sackur, do programa Hard Talk.

Na semana passada, Chávez reagiu com violência ao pedido de uma comissão do senado brasileiro para que revisasse sua decisão de não renovar a licença da televisão venezuelana RCTV, de linha opositora.

Os senadores brasileiros "repetem como papagaios o que dizem em Washington", disse o líder da "Revolução Bolvariana". Lula, no entanto, expressou seu repúdio às declarações do venezuelano.

Ao ser interrogado pela BBC sobre a situação da RCTV, Lula reafirmou sua posição: "Eu não opino sobre as políticas internas de nenhum país", e acrescentou: "No Brasil fazemos um esforço enorme para que a liberdade de imprensa seja exercida em sua plenitude".

Comentários