MPF pede segurança para cacique em Santarém

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará solicitou à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup) na última sexta-feira, 15 de junho, que tome providências urgentes para garantir proteção policial ao cacique Odair José Borari (foto ao lado), coordenador do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), que vem lutando contra a invasão de madeireiros em terras dos índios na região da Gleba Nova Olinda, município de Santarém.
Odair Borari foi assaltado, no último dia 6, em Santarém, no oeste paraense, e depois levado à estrada que liga a sede do município à vila balneária de Alter-do-Chão. De acordo com informações repassadas ao MPF pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o líder indígena foi espancado por quatro homens armados e, em seguida, amarrado.
Os agressores teriam dito a Borari que ele iria pagar por tudo o que estava fazendo, o que, para o movimento indígena, é mais uma tentativa de amedrontar as lideranças dos índios da região que têm enfrentado a expansão da monocultura de soja e a retira ilegal de madeira, praticada e incentivada principalmente por pessoas que migram de outros estados.
No ofício enviado à Segup, o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino observa que “as comunidades existentes ao longo dos rios Tapajós e Arapiuns sofrem com as investidas de madeireiros e sojeiros, com animosidade crescente diante de reconhecimento de áreas, na região, como pertencentes aos indígenas”.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber quem vai dar proteção aos empresários que trabalham de forma honesta na gleba e são caluniados pela equipe do Dada?