MPF pede segurança para líder de movimento social

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará solicitou hoje (04/06) à Secretaria de Segurança Pública (Segup) que ofereça apoio a um dos líderes do movimento social favorável à saída de posseiros da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Estado.
Segundo o procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará, Felício Pontes Jr., o posseiro Antônio José Machado corre risco de ser assassinado no deslocamento a Garrafão do Norte, caso tenha que cumprir intimação policial para depor na delegacia de polícia daquele município.
Segundo o procurador, madeireiros ilegais e plantadores de maconha têm interesse em que a Terra Indígena continue a ser ocupada por posseiros. Por meio do assassinato de um líder dos posseiros favoráveis à desocupação, esses madeireiros e plantadores poderiam intimidá-los.
“Junto-me ao clamor dos indígenas, colonos e servidores do Incra no sentido de que seja realizada a oitiva de Antônio José de modo que não corra risco de ser assassinado”, diz Pontes Jr. em ofício à Secretária de Segurança Pública, Vera Tavares.
No pedido do MPF, também foi solicitado à Segup que envie missão policial para apurar o caso e que determine ao delegado de Garrafão do Norte não tomar qualquer medida contra Machado até a completa apuração dos fatos.
Fonte: Agência Pará

Comentários