Pará concentra 54% da mão-de-obra infanto-juvenil do Norte

O Pará concentra 54% da mão-de-obra infanto-juvenil da Região Norte, onde, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), há mais de 354,3 mil crianças e adolescentes no mercado de trabalho.
Realizado em 2006, o levantamento revela que cerca de 114 mil delas, entre 5 e 15 anos, não recebem nenhum tipo de remuneração. A fim de mudar essa realidade, no próximo dia 12, na Assembléia Legislativa, a governadora Ana Júlia Carepa assinará um Termo de Compromisso reafirmando o papel do Estado no enfrentamento à problemática.
O evento marca a comemoração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, cuja agenda de governo será anunciada nesta quarta-feira (06), às 10h, durante coletiva à imprensa, na Casa do Trabalhador. Na ocasião, o Dieese vai apresentar o resultado da última pesquisa sobre trabalho de crianças e adolescentes no Pará.
De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Barata, após a assinatura do Termo de Compromisso, o próximo passo do governo será o fortalecimento do Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Adolescente, desarticulado nos últimos anos. Criada há uma década, a entidade é um espaço de discussão de políticas públicas quanto ao enfrentamento à mão-de-obra infanto-juvenil.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Fórum, que congrega 38 entidades e órgãos públicos, está a reestruturação do projeto Fortalecimento das Competências Municipais, executado em 14 municípios, que visa a melhoria dos indicadores de permanência e aproveitamento escolar de crianças e adolescentes.
Fonte: Agência Pará

Comentários