Igreja Católica se declara a “única verdadeira”


Obra reforça posição de Bento XVI de que protestantes não são “igreja” de verdade

Vaticano divulgou ontem um documento datado de 29 de junho último que aponta a Igreja Católica como a única a reunir todos os requisitos da comunidade fundada originalmente por Cristo e seus apóstolos. O texto, de três parágrafos introdutórios e cinco perguntas e respostas, retoma o polêmico documento 'Dominus Iesus', de responsabilidade do então cardeal Joseph Ratzinger, divulgado no ano 2000.

Assim como o 'Dominus Iesus', o novo texto também é obra da Congregação para a Doutrina da Fé, a antiga casa do atual Papa no Vaticano e o órgão responsável pela pureza teológica do catolicismo. O documento, na forma de perguntas e respostas, é assinado pelo atual prefeito da congregação, o cardeal americano William Levada, e por seu secretário, monsenhor Angelo Amato, mas chega com a aprovação oficial de Bento XVI.

'Segundo a doutrina católica, outras comunidades (que se dizem cristãs) não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja', diz o documento.

Comentários