“Certezas do Quase Ontem”

“Certezas do quase ontem” é o título do livro de autoria do jornalista Paulo Renato Bandeira. Trata-se de crônicas já publicadas na imprensa local e de outras capitais brasileiras, além de boa parte ser inédita, inclusive ensaios literários. A Obra tem patrocínio do Banco da Amazônia (Basa). Segundo o autor, o trabalho não consiste somente nas questões regionais, enfoca motivos nacionais e internacionais, tendo fortes vinculações com aspectos sociológicos e antropológicos, permitindo ainda, forte senso de humor, embora que sobriamente.

No cardápio da obra, vale registrar “60 anos com Chico Buarque”, a crônica é quase na totalidade, formatada com títulos das composições do Chico. Além dele, Fafá de Belém, Lúcio Mauro, Thiago de Mello e Pelé, são alguns dos protagonistas desse trabalho.

As orelhas do livro são escritas por Acyr Castro e Benedicto Monteiro, ambos membros da Academia Paraense de Letras. Em determinado trecho, Acyr explica: “o que mais gosto no escritor, no jornalista Paulo Renato é que escreve bem, e é capaz, por cima, de forte senso de humor, embora que sobriamente”, enquanto Benedicto Monteiro ressalta: “Paulo Renato Bandeira é desses cronistas que consegue, em poucas linhas, refletir o cotidiano dessa nossa vida tão boa e tão atribulada”. Para complementar Édson Franco, Presidente da APL e Reitor da Universidade da Amazônia , apresenta a obra e destaca: “este livro vai ser devorado pelo belo texto que lhe é peculiar. Outros luminares da literatura paraense já os leu e deram seus testemunhos da qualidade do que aqui se contém”.

“O livro não é uma proposta totalmente inovadora, todavia, não pretende caminhar nos lugares do comum, abrangendo mesmices”, ressalta Paulo Renato. No dia anterior ao lançamento, o escritor profere palestra sobre literatura brasileira, destinada a professores, estudantes e amantes da mesma.

Em Santarém, o lançamento da obra vai acontecer no dia 31 (sexta-feira) em uma noite de autógrafos no Mascote Bar, na avenida Tapajós. A noite do lançamento, por intermédio de Secretaria Municipal, o autor recebe músicos, compositores e poetas da localidade, oportunidade em que expõem seus trabalhos, tocando instrumentos e declamando poesias, enquanto o mesmo autografa os livros. No final da primeira fase do Projeto, Paulo Renato escreverá matéria para imprensa, tecendo comentários sobre perfil da arte em cada município.

O municípios integrantes do Projeto “O Pará abraça a Literatura – Parte I”: Belém, Tomé-Açu, Santarém, Altamira, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos e Oriximiná.

Comentários

Unknown disse…
esse livro é uma das obras mais exuberante da literatura, das quais ja li, me fascinei pelo autor...a leitura é melhor apreciado quando é ouvida atraves do prorpio escritor.