Entrevista com Everaldo Martins

Já que o cabeça de bacuri vai entrevistar o todo-poderoso Everaldinho Martins (Secretário de Planejamento de Santarém) logo mais às 12h30min, o blog vai tentar antecipar o programa, publicando uma entrevista feita há dois meses com o secretário, mas que não pôde ser publicada antes por motivo de força maior.

Lembrem que as respostas são anteriores ao caso do "Grampo" e outros acontecimentos relevantes.



As pessoas citadas pelo médico cardiologista (assim está no meu guia da Unimed) terão o mesmo espaço para se manifestarem.



Só pra lembrar, o material jornalístico não será e nem foi publicado nos veículos de comunicação que este blogsta labuta (Jornal de Santarém e O Liberal). É exclusivo do blog e foi devidamente gravado. Com a permissão do Everaldo é claro. Boa leitura e assista ao programa para fazer o paralelo.



“Falta inteligência à oposição em Santarém”


Santarém
Alailson Muniz

Polêmico e odiado por lideranças políticas, o secretário de Planejamento em Santarém, Everaldo Martins Filho (foto), diz em entrevista exclusiva que a oposição ao governo de sua irmã, Maria do Carmo, carece de “inteligência”. Everaldo também nega as acusações de que o governo municipal teria encomendado uma pesquisa publicada na última semana pela Revista Isto É, em que a prefeita de Santarém aparece com 76,2% de aprovação entre os santarenos. O secretário fala sobre os comentários, que se tornaram folclóricos na cidade, de que ele seria o verdadeiro prefeito de Santarém e dispara contra a oposição política, ligada ao ex-prefeito de Santarém e Deputado Federal, Joaquim de Lira Maia.

Filho de uma família de quatro irmãos, Everaldo entrou na política em 1988, admirado pela carreira de seu pai. Everaldo Martins, que foi por duas vezes prefeito de Santarém e duas vezes deputados estadual no Pará. A seguir, a entrevista.

Você realmente é o prefeito de Santarém como afirmam alguns políticos?

Everaldo Martins: Essa é uma afirmação injusta. Maria do Carmo é boa mãe e boa esposa. Ela foi quem cuidou dos irmãos quando nosso pai faleceu. Todos estão bem profissionalmente. A Maria é promotora e filha do Everaldo Martins que é considerado um dos melhores prefeitos que Santarém. Ela disputou duas eleições para prefeitura de Santarém e perdeu as duas. Em 1998, foi eleita deputada estadual com 15 mil votos. Maria foi quase governadora do estado em 2004 por menos de 1%. Nós perdemos a eleição para o poder econômico e para a mentira. Também porque a Maria foi discriminada em Belém. Por tudo isso, como que ela não seria a governante, a prefeita. Isso é uma discriminação contra a mulher. É jogo baixo e mesquinho da oposição. Também, ela não manda sozinha. Possui seus secretários que a ajudam. Mas também pode ser uma generosidade injusta comigo.

A pesquisa divulgada pelo Instituto Databrain que aponta a prefeita com 76,2% de aprovação foi encomendada pelo governo municipal, haja vista que anteriormente saiu uma pesquisa local, apontando o contrário: 73,2% de rejeição?

Everaldo Martins: O Lira Maia também publicou pesquisa na Isto É. Foi encomendada? A nossa não foi! Nós acreditamos que a dele não também não seja. Foi realizada no ano de 2000 pela mesma revista. Até porque foi meses antes da eleição que acabou materializando o resultado da pesquisa. Agora essa turma de oposição está com mania de contestar pesquisa. Lembra o que eles fizeram com o Ibope agora em 2004. É só lembrar o que eles fizeram nos programas eleitorais. O candidato era o Alexandre Von que perdeu a eleição em 2004, contestando o Ibope. A nossa proposta continua mesma “Desenvolvimento com Justiça Social”. O nosso compromisso é atender a população e melhorar a qualidade de vida. A população está compreendendo isso. É falta de inteligência contestar uma pesquisa que já tinha sido feita em 2004. Naquele ano, o resultado estava correto. Nós respeitamos pesquisa. A pesquisa feita pelo jornal contratado pelo “diário oficial da oposição” fez uma pesquisa e nós vamos respeitar. Pesquisa reflete o momento.

O PMDB vai encabeça a chapa do PT em Santarém na eleição de 2008?

Everaldo Martins: O PT fará um debate nos próximos 30 dias. Não sabemos de outro nome disponibilizado. A prefeita vai ter de disponibilizar o seu nome. Vamos conversar com os partidos da base para entrar em consenso. Temos um debate interno com o PDT, mas que PT e PDT compreendem que pode vir uma chapa PT e PMDB.

Você é candidato a algum cargo?

Everaldo Martins: Não sou candidato a cargo algum. Definitivamente, não!


Qual o diferencial entre o governo do ex-prefeito Lira Maia e o atual de Maria do Carmo?

Everaldo Martins:
Nós somos a favor do desenvolvimento sustentável com justiça social. Temos um programa de partido que seguimos que é ideológico. Não é nenhum programa pessoal como Lira Maia tinha. Porque o Lira Maia e o Alexandre Von tinham projetos pessoais. O nosso é ideológico político partidário. O Lira Maia não se preocupava com o meio ambiente por exemplo. Para ele, gado é melhor do que gente. Nesse governo, prevalece a justiça social. Merenda escolar não pode faltar nenhum dia, se faltar alguém vai ter de ser exonerado. Na saúde pode até ter problema mais vai melhorar e é melhor do antes. Nem vou falar de questões éticas ou financeiras.


O que mudou?

Everaldo Martins: A política e a nova perspectiva ambiental da cidade mudaram. Nós somos do socialismo e da democracia e não dos projetos pessoais. Do ponto de vista do número de empregos e empresas, da arrecadação da Receita Federal, Santarém cresceu economicamente. Tem problemas, mas tem avanços em diversas áreas como cultura, saúde e lazer.


Qual o posicionamento do governo municipal em relação ao asfaltamento da BR-163?

Everaldo Martins: O governo municipal luta para que saia o asfaltamento. Vai ajudar a economia do município. Do ponto de vista ambiental, o governo federal tem o “Plano BR-163 Sustentável” que sana essa preocupação. Não é realidade porque muitos grupos econômicos e partidários têm interesse em manter a desigualdade nesse país. O asfalto pode trazer empresas de Paranaguá e do porto de Tubarão para se instalarem em Santarém ou em Belém. O transporte ficará mais barato para Europa e Ásia e Estados Unidos. Mas empresas utilizam loby político para travar a saída do asfalto.

Sobre a divisão do estado. Qual sua posição?

Everaldo Martins: Queremos também discutir a criação do estado do Tapajós como alternativa ao nosso desenvolvimento. A nossa grande proposta do estado do Tapajós é de criar um estado ecológico. Esse é um debate que tem de ser feito com tranqüilidade. Dados do Cipam e do Plano BR-163 Sustentável, afirmam que a região possui 1 milhão de hectares cultiváveis. Desses, 200 mil está em área não alterada e deve ficar assim. Outros 300 mil são de floresta alterada que pode ser manejada. Apenas 150 mil são de áreas que estão produzindo, seja agricultura e pecuária. Mais 300 mil são áreas degradadas. Elas podem ser utilizadas para dobrar a produção sem devastar a floresta. Isso é um estado ecológico. Planejar com o Incra, Iterpa, Emater, os órgãos competentes.

Comentários

Anônimo disse…
O programa foi quase a mesma coisa, tirando a parte do Grampo, que foi anterior.
Anônimo disse…
O Jeso deixou a desejar nas perguntas em relação ao Grampo e o Ruy também, mas todos nós sabíamos que seria assim.
Mas valeu o Everaldo teve peito pra encarar os caras e os caras amoleceram.
Já a entrevista do Alailson é atual até hoje e também foi corajosa, agora esse motivo de força maior nem foi presão dos patrões, hein!!!
Bjs!!
Anônimo disse…
O todo poderoso teve um momento de propaganda quando falou das obras e projetos, mas mostrou que não foge do debate. Os ancoras, ou combinaram com o entrevistado, ou amarelaram mesmo.
Anônimo disse…
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$