Quilombolas de Santarém participam de Oficina promovida por Fiocruz

Interessados em envolver parceiros potenciais que viabilizem a concretização de propostas voltadas para o empoderamento de comunidades quilombolas da Amazônia, o ARPEQUIM - Aproveitamento de Recursos Pesqueiros Excedentes para a Sustentabilidade das Comunidades Quilombolas do Município de Santarém-PA - realizará amanhã (28), em Santarém, a sua 1ª Oficina. Na oportunidade, estarão presentes cerca de 100 pessoas, de diversos setores da sociedade, para os quais os coordenadores do ARPEQUIM apresentarão suas ações, buscando parceria – logística, financeira e técnica - na execução das atividades.

O projeto foi criado em dezembro de 2005 sob financiamento do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma iniciativa do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD), unidade da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia. Seu objetivo é promover conhecimento, valorização, utilização produtiva e comercial dos recursos pesqueiros, alimentos regionais e seus derivados entre as comunidades, gerando melhoria da qualidade de vida e da economia local.

Participam dele seis comunidades quilombolas de Santarém: Murumuru, Murumurutuba, Bom Jardim, Tiningú, Arapemã e Saracura.

As repercussões geradas na Oficina direcionarão a atuação do projeto nos próximos anos.

Programação

Local: Salão Parroquial Padre João Morf – Travessa Silvério Sirotheau, s/n Paróquia São Raimundo Nonato, Bairro Aldeia.
Tel (093) 35290359

08:30h Café Regional
9:00h Momento de Oração – Aldo Santos
09:05h Composição da mesa
09:10h Projeto ARPEQUIM

Apresentação:
Profa Ana Felisa Hurtado Guerrero e Camilo Guerrero (CPqLMD/UEA) - Aproveitamento de Recursos Pesqueiros Excedentes para a Sustentabilidade das Comunidades Quilombolas do Município de Santarém-Pará.
09:30h Fala dos componentes da mesa
11:00h Abertura para questionamentos
12:00h Almoço
14:00h Apresentação da relatório final e fechamento de parcerias
16:00h Encerramento

Comentários