PMDB afasta Simon e Jarbas da CCJ do Senado para beneficiar Renan

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), destituiu hoje os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em uma manobra que pode beneficiar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os dois senadores da ala de oposição do partido serão substituídos por Almeida Lima (PMDB-SE) e Paulo Duque (PMDB-RJ), considerados fiéis aliados do presidente do Senado.

Jarbas e Simon vêm defendendo publicamente o afastamento de Renan da presidência da Casa, além de adotarem postura de confronto com o governo federal. Como os processos contra Renan terão que ser avalizados pela CCJ antes de seguirem para o plenário do Senado --caso o conselho recomende a cassação de Renan-- o PMDB quer garantir aliados do senador na comissão.

Jarbas atribuiu o seu afastamento, "sem dúvidas", a uma articulação orquestrada por Renan. "Estou numa luta que já pressentia. O real PMDB somos nós, estava preparado para o pior. Não posso me surpreender. Passaram dos limites", criticou.

Comentários