Aquino dá sinal de vida

Pedro Aquino dá sinal de vida e demonstra que politicamente não está morto. Cerca de 40 entidades apresentaram uma nota pedindo sua permanência na superintendência do Incra em Santarém. O documento vem na contramão de outra nota divulgada na semana passada, e com mais conteúdo, que pedia a cabeça de Aquino. Nesta, apenas 13 entidades colocaram suas digitais no papel.

Mas o blog vê com outros olhos o cardume de assinaturas prol Aquino. A densidade pode ser considerada menor e até o próprio número de entidades, se formos levar em consideração que várias associações de assentamentos enxertam o documento. Os mesmo assentamentos que foram interditados por suspeita de favorecerem madeireiros.

Quanto às outras entidades, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará – FETRAF, chega a ser óbvio a participação no “Fica Aquino!”, pois são dirigidas por Democratas Socialistas, ou subordinados. É a mesma Fetraf que pressionou em Brasília a liberação dos assentamentos interditados e fez um fuê em alguns municípios do oeste paraense.

O pôster chama a atenção também para a Cooperativa Mista Agro extrativista dos Produtores Rurais do Anta (COMAPA) e Associação Comunitária dos trabalhadores Rurais do Igarapé do Anta (ACTARIA). No inicio do semestre, recebemos uma denúncia de quê no assentamento do Igarapé do Anta, empresários foram assentados. Investigamos e comprovamos. O Incra anunciou que, das 40 famílias assentadas, apenas duas se enquadravam no perfil de cliente da Reforma Agrária. Até hoje não se sabe se essas pessoas saíram de lá. E se saíram, a Associação foi reestruturada muito rápida.

Mas, Aquino tem mérito sim! Em Alenquer, sua cidade natal, e de onde todas as entidades de força subscreveram a nota de apoio, ele poderá tomar a Prefeitura e ainda eleger pelo menos dois vereadores, o que dará força a DS na região oeste.

Comentários