Amazônia em foco

A manchete de capa de hoje do segundo maior jornal do país, O Estadão, aborda a questão fundiária na Amazônia. Para ser mais direto, o Incra e o desdobramento de suas trapalhadas no caso dos “assentamentos de papel”.
Nos últimos meses, o Estadão tem incluído a Amazônia em todas as suas edições com algum tipo de reportagem. Leia a matéria:


Fazendas na Amazônia Legal terão de passar por recadastramento
Governo fará pente-fino na titularidade de terras das 36 cidades campeãs de desmatamento; pacote sairá hoje

Ana Paula Scinocca

As regras para o recadastramento das terras nos 36 municípios da Amazônia Legal campeões de desmatamento vão fazer um pente-fino na titularidade de pequenas e grandes propriedades. A instrução normativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que será divulgada hoje, tem uma exigência clara: quem não entregar todos os documentos comprovando categoricamente, no prazo dado, como e de quem as fazendas foram compradas, o tamanho exato e as condições das propriedades terá automaticamente suspenso o Certificado de Cadastramento de Imóveis Rurais (CCIR). O edital de convocação dos proprietários deve ser publicado no Diário Oficial do próximo dia 3, e o prazo de recadastramento deve ir até 2 de abril. A CCIR é uma espécie de carteira de identidade da propriedade.

Comentários