Manifesto contra aumento de passagem


A União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) está divulgando um manifesto, que o blog publica na integra. Leia abaixo:


UNIÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM
DIRETORIA INSTINTO COLETIVO

Caros estudantes, neste ano de 2008, a União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) realizará uma série de atividades e mobilizações em defesa dos direitos estudantis.
Uma delas é a campanha da MEIA-CULTURAL. Segundo a lei municipal nº 15.490/95, todo estudante tem direito ao acesso a eventos culturais através do pagamento da metade do preço. No entanto, é comum em nossa cidade a ocorrência de festas onde este direito não é respeitado, seja pela cobrança de preço superior à metade do valor do ingresso, ou mesmo pela não-venda da meia-entrada.
A UES, como representante da classe estudantil, vê-se na obrigação de lutar contra tais absurdos, e esperamos contar com a colaboração de todos os estudantes, que também devem exigir o respeito ao seu direito.
Outra luta é pelo fim da cota de 100 vales por mês, pois os empresários, através do SETRANS, tomaram uma decisão UNILATERAL, GANANCIOSA E ILEGAL de limitar a aquisição do passe estudantil, em total desacordo com a Lei Municipal Nº 14998/94, regulamentada pelo decreto Nº 168/94, que estabelece em seu artigo 3º, parágrafo 1º: OS PASSES NÃO SERÃO LIMITADOS AO ESTUDANTE.
Além disso, uma nova-velha luta aparece. Mais uma vez divulga-se na imprensa local a possibilidade de um AUMENTO NA TARIFA do transporte coletivo na cidade, articulada pelos empresários do setor e com o apoio do poder público municipal. A Prefeitura (que deveria defender os interesses da população trabalhadora santarena que na sua maioria ganha salário mínimo, não tendo condição de comprar uma bicicleta) mais uma vez fica ao lado desses gananciosos donos de ônibus (que desfilam em seus carrões do ano), sedentos em aumentar o máximo possível seus lucros.
Os argumentos são os mesmos de sempre, que o preço da passagem está defasado, acarretando prejuízos para os empresários, que necessitam do aumento para melhorar as condições dos ônibus. No entanto, historicamente temos acompanhado que ISTO NÃO PASSA DE FALÁCIA; a passagem aumentou sucessivas vezes, sem nenhuma melhoria nos ônibus que circulam na cidade. E sempre quem paga o preço é a população, o trabalhador que necessita do ônibus para ir ao trabalho, o estudante, para ir ao colégio/faculdade... ambos sem condições financeiras de pagar uma passagem de PREÇO TÃO ELEVADO. Portanto, nós, estudantes e demais usuários do transporte coletivo, não podemos admitir mais esse ataque ao nosso bolso; devemos UNIR FORÇAS para barrar esse aumento que se avizinha.
Por tudo isto, contamos com o seu apoio, estudante, para fazer valer os nossos direitos, que não são dados de graça, e só serão concretizados através de muita luta e muita pressão.
Saudações estudantis!
União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém.

Gestão Instinto Coletivo
“O Homem coletivo sente a necessidade de lutar”
(Chico Science)

Comentários