Santarém encerra primeira rodada de oficinas para a regularização fundiária

Santarém foi o último pólo a realizar a oficina microrregional, nas quinta e sexta-feiras passadas (28 e 29), para a capacitação de 20 municípios, em quatro pólos, visando a elaboração, pelos municípios, de um Plano Municipal de Regularização Fundiária Urbana. Além de Santarém, realizaram oficinas, nessa primeira rodada, os pólos Belém (nos dias 18 e 19/02), Marabá (21 e 22/02) e Castanhal (25 e 26/02)
As oficinas, que acontecerão também em abril, junho e têm culminância em agosto, fazem parte de um convênio firmado entre o Ministério ds Cidades e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Têm como meta a regularização de 4.800 imóveis urbanos, em 16 municípios capacitados, atingindo 16 mil famílias com projetos de urbanização.
Antes da próxima rodada, prevista para abril, acontecerão as oficinas locais. A partir da próxima semana, a equipe técnica irá aos municípios para averiguar se os seus representantes encaminharam o que foi definido nas oficinas e quais as dificuldades enfrentadas no levantamento sócio-econômico.
"O momento das oficinas é para os participantes receberem todas as informações, tais como o que é o convênio, quais os produtos, desse projeto, que o governo vai gerar, quem são os atores envolvidos e, já com a noção dos dados coletados sobre eles e informações sobre os desdobramentos que precisarão produzir, todos voltarão aos seus municípios", explicou Yeda Barbosa, representante do Ministério das Cidades, que acompanhou todas as oficinas e explicou a dinâmica do convênio aos partiipantes.
Fonte: Agência Pará

Comentários