MPF repudia aberração jurídica

Abaixo a nota de indgnação do Ministério Público Federal no Pará sobre a absolvição que é o retrato da cara da justiça paraense.

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará vem a público externar sua indignação contra a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Mourada acusação de ter sido o mandante do assassinato da irmã Dorothy Stang. Além de contrária às provas nos autos, a decisão - um verdadeiro prêmio àimpunidade - é preocupante porque contribui para o acirramento daviolência no campo. Assim, entendemos que é fundamental e urgente o fortalecimento dossistemas de segurança pública federal e estadual nas regiões deconflitos fundiários no Pará. Caso isso não ocorra, o MPF teme pela concretização das ameaças de morte a trabalhadores rurais, índios, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, defensores dos direitos humanos e religiosos que atuam no interior do Estado na defesa dasminorias.
Por fim, é preciso lembrar que Vitalmiro Bastos de Moura responde à Justiça Federal por crimes ambientais e por manutenção de trabalhadores em condições análogas às de escravos.

Comentários