IV Festival do Aracu e do Piau

A deputada Josefina Carmo (PMDB) é presença certa no “IV Festival do Aracu e do Piau”, que acontecerá na comunidade de Barreiras, no município de Itaituba, no último final de semana de junho, dias 28 e 29 de junho. Ela havia assumido esse compromisso com a coordenação do evento no dia 27 de abril, quando esteve na comunidade para formalizar a entrega de R$ 37,7 mil em apoio à realização do festival. Na semana passada, depois de receber as camisas promocionais dos “cardumes” do Aracu e do Piau, a deputada confirmou sua presença no evento, que é organizado pela Companhia Ecológica e Cultural Amazônia Viva.

“ESCAMAS”
O recurso repassado à entidade é resultado de convênio proposto pela deputada Josefina Carmo e assinado entre a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) e a entidade que organiza o festival. O dinheiro foi destinado à aquisição de materiais a serem usados na confecção da indumentária – ou “escamas”, como preferem chamá-la – a ser usada pelos brincantes, além de fantasias, alegorias e outras peças de apresentação dos “cardumes” durante o festival. O acordo é o recurso ser dividido em partes iguais pelos dois “cardumes”.

FARTURA
A realização do festival de Barreiras coincide com o auge do período da pesca do aracu e do piau no rio Tapajós, quando os cardumes da espécie sobem o rio em piracema. Praticamente todas as famílias se envolvem na pesca – de crianças a velhos, homens e mulheres –, com uso de tarrafas e malhadeiras (foto), que representa garantia de renda para todos. Com tamanha fartura de peixe, o festival não poderia deixar de ser centrado no tema. Na verdade, seria uma forma de agradecer a Deus e à Natureza por tanta fartura, como já faziam nossos ancestrais. Os organizadores garantem que não vai faltar peixe pra ninguém.

RIVALIDADE
O “cardume” do Aracu é formado integralmente por moradores da comunidade de Barreiras, enquanto o do Piau mistura-se com moradores da cidade de Itaituba. Os nomes dos dois grupos referem-se às variedades mais comuns do peixe da espécie aracu na região. Apesar de este ser apenas o quarto ano de realização do evento, os “cardumes” já têm grande número de simpatizantes. E a rivalidade entre estes cresce à medida que o festival ganha importância e maior participação popular. Organizadores e brincantes garantem que este será o melhor festival.


Comentários

Anônimo disse…
o festival do aracú de itaituba com certeza é muito bonito de se ver.
Anônimo disse…
o festival do aracú de itaituba devia ser mais falado pelos meios de comunicação.
Anônimo disse…
o festival do aracú de itaituba devia ser mais falado pelos meios de comunicação.
na verdade esse maravilhoso festival é na vila maravilhosa de BARREIRAS.itaituba não existe ....
Unknown disse…
concerteza
o festiva do aracu de barreiras
é muito lindo.
E todos deveriam falar mais de barreiras por ser pequena e trazer uma grande atração á todos que participam.
Anônimo disse…
E NESTE ANO DE 2011 A TENDENCIA E SER MAIS BONITO AINDA, TALVEZ PRA MOSTRA QUE BARREIRAS TEM CAPACIDADE PRA FAZER UM FESTIVAL DE MUITO SUCESSO....