Opinião

A Propósito do PP no governo de Ana Júlia

por Válber Almeida*

A entrada do PP no governo de Ana Júlia e logo na pasta de justiça e direitos humanos têm, pelo menos, três significados centrais.
Primeiro, significa um contrasenso, pois este é um partido que congrega as oligarquias mais conservadoras deste estado, as quais dominam o poder há séculos, e das quais jamais se viu qualquer manifestação de preocupação com justiça e direitos humanos. O PP participou ativamente das gestões neoliberais do PSDB, flagrantemente contrárias a qualquer senso de justiça e defesa dos direitos humanos.

Segundo, significa o enfraquecimento desta secretaria que deveria ser uma das marcas da diferença entre um governo trabalhista, popular, e os governos ditos de direita, conservadores. A luta por justiça e por direitos humanos, que foi uma das bandeiras que levaram o PT ao poder no Brasil, deveria ser fortalecida por este partido agora, estando ele no poder, a fim de tornar direitos humanos e justiça áreas relevantes e essenciais para a sociedade, de estimular a reflexão e o debate sobre essas áreas, pois se queremos, de fato, mudar para melhor este país precisamos estimular um debate sobre qual sociedade, qual futuro e qual ser humanos desejamos construir, e não se pode promover esta reflexão, este debate e esta luta sem uma apreensão profunda dos sentidos de justiça e direitos humanos.

Por fim, a decisão de Ana Júlia significa, também, a debandada de seu governo definitivamente para a direita, com a realização de uma política que em nada se diferencia das tradicionais práticas políticas das oligarquias deste estado, com a auto-cooptação (prefiro falar assim porque estas lideranças não estão mais sendo cooptadas por outrem, mas sim se viciando com o poder que adquiriram e desenvolvendo as mesmas práticas políticas que servem aos propósitos das oligarquias dominantes, elas agora aí incluídas) das lideranças populares para servir aos interesses dessas oligarquias, a manutenção das mesmas alianças políticas conservadoras de outrora e o descarrilhamento do trem governamental para práticas de embate contra os interesses dos trabalhadores, donde a humilhação completa dos professores da rede estadual, atacados pela brutal e bárbara polícia de Ana Júlia, tornou-se a expressão mais acabada, até o momento, desse itinerário. Colocar a pasta de justiça e direitos humanos ao PP é o mesmo que colocar a raposa no galinheiro.

*Válber Almeida é sociólogo. valber_almeida@yahoo.com.br.

Comentários