Gandor Hage é acusado de crime eleitoral

O promotor de Justiça de Almeirim, Almiro do Socorro Avelar Deniur, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito do município e candidato à reeleição, Gandor Calil Hage Neto (PR). Ele é acusado de cometer crime eleitoral com características de improbidade administrativa. Gandor teria comprado material de campanha com dinheiro da Prefeitura.
O promotor solicita ao juiz da 55º Zona Eleitoral de Almeirim que a ação seja julgada procedente e pede a aplicação de multa conforme a graduação legal dos envolvidos e a cassação do registro da candidatura de Gandor e seu vice, caso o julgamento da ação seja realizado antes das eleições. Pede também a inegilibilidade dos dois nos três anos posteriores.
A denúncia partiu de Iran dos Santos, ligado ao PMDB local. Ele contou que recebeu uma informação sobre um carregamento de tinta e outros volumes que seriam destinados à Prefeitura no nome do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Iran Francisco Pires dos Santos. Logo depois, Iran se deslocou até o comitê do PMDB, localizado na mesma rua do comitê do PR, e observou a entrega do material feita por um carregador do trapiche municipal, de pré-nome João. Junto com a carga, João estava munido de um envelope amarelo com as notas fiscais da compra. Iran teve acesso aos documentos porque o envelope teria caído do bolso do carregador. Ele alegou ter pegado o envelope por desconfiar que a aquisição do material se tratasse de crime eleitoral, pois vários comentários "corriam" na cidade sobre o suposto uso de dinheiro público na campanha de Gandor.
Para o promotor, o material apreendido seria realmente direcionado para campanha política. As tintas têm as cores do logotipo do PR: azul, branco e vermelho, as mesmas das pinturas nos muros com propaganda de Gandor e também nos carros do partido que transitam na cidade. A Procuradoria do Município afirmou ao Ministério Público que o carregador entregou o material no lugar errado e afirma que as tintas seriam usadas para a recuperação de prédios públicos.
Diário do Pará

Comentários