Efetivo da Polícia Militar em Santarém é inferior ao recomendado pela ONU

DÉFICIT
Contingente de apenas 640 policiais é insuficiente para garantir a segurança

Santarém
Agência Amazônia


O contingente que a Polícia Militar possui em Santarém é 50% inferior ao recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O 3º Batalhão Polícia Militar (BPM) possui 640 policiais no município. A ONU aconselha que cada município tenha pelo menos um policial para cada 250 habitantes. Nesse caso, Santarém, que tem cerca de 300 mil habitantes, deveria dispor de 1,2 mil policiais. O déficit de policiais ultrapassa os 50% quando levado em consideração que nem todos estão fazendo o trabalho ostensivo de combate à criminalidade nas ruas.

Os 640 policiais estão distribuídos da seguinte forma: 194 na Zona de Policiamento Comunitário (Zpol); 173 na Companhia de Guardas do Quartel (Presídio do Cucurunã, Funcap, Ministério Público e Fórum); 32 no Policiamento de Trânsito (P-Tran); 29 no Pelotão Montado da Cavalaria; 73 nos destacamentos de policiais militares; e 140 licenciados ou em férias. Portanto, retirando os licenciados ou em férias apenas 501 estão à disposição da comunidade santarena. O que eleva o déficit do policiamento para 59%.

O tenente-coronel Jairo Mafra Mascarenhas, comandante do 3° BPM, explica que apenas 80 policiais usufruem do benefício justamente para não prejudicar as atividades do batalhão. 'A cada dois anos de trabalho, o policial tem direito a seis meses de licença especial. Apesar da maioria de mais de 140 policiais ter o direito, muitos deles não estão usufruindo da licença. Se a PM fosse conceder a licença teria um grave problema nas escalas de serviço, que está no limite. Se fôssemos liberar o policial para gozar da licença, haveria graves problemas com o atendimento no efetivo', justifica Mascarenhas.

O novo comando enfrentou dificuldades ao assumir o 3º BPM na questão do efetivo reduzido. 'O problema está sendo trabalhado', afirma o comandante. O Comando de Policiamento Regional - 1 (CPR-1) formou na semana passada uma turma com 180 policiais. Desse total, o 3° BPM espera receber cerca de 110 homens. O restante será distribuído aos municípios de Itaituba, Oriximiná e outras unidades da Polícia Militar do oeste paraense.
Fonte: O LIBERAL

Comentários