Primeiro navio carregado com bauxita deve deixar Juruti em agosto de 2009

O primeiro navio carregado com bauxita deve deixar o porto da Alcoa, em Juruti, no início do primeiro semestre de 2009. Essa é a expectativa da mineradora.

A entrega da obra pela empreiteira responsável deveria ser feita em agosto deste ano, mas intensas chuvas e desafios logísticos, além das peculiaridades locais retardaram os planos iniciais da empresa.

Agora, a obra deve ser entregue até o final de dezembro deste ano. O próximo passo será a realização do comissionamento, que é a fase de testes para a operação nos primeiros meses de 2009.

“Para, a partir do segundo semestre de 2009, estarmos operando plenamente”, explica o gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Mina de Juruti, Maurício Macedo. Que acrescenta: “Implantar um grande empreendimento, como a Mina de Juruti, na região amazônica é uma grande conquista, tendo em vista os desafios das atividades de construção e as peculiaridades locais, como os desafios logísticos e as intensas chuvas”.

Choveu muito durante sete meses em Juruti. Até a primeira semana de Julho de 2008 havia chuvas. As chuvas atrapalharam as obras, mas Alcoa diz que conseguiu “caminhar bem com as montagens eletromecânicas e as construções civis”.

A capacidade produtiva da unidade é de 2,6 milhões de toneladas/ano. Entretanto, a capacidade plena é adquirida de forma gradual. Assim, a previsão é de uma produção de 1,8 a 1,9 milhões de toneladas em 2009.

Comentários