Santarém vai respirar literatura

Rafaela Joseph
Da Redação

A 1ª Feira, Mostras e Jornadas Literárias será realizada no período de 11 a 13 de novembro, das 14 às 22h, no Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS). A Feira terá como tema ‘’Literatura Brasileira Contemporânea’’. O projeto da Feira é uma realização do Sesc com a parceria do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS).

Segundo a coordenadora do evento Cleide Branco (foto), o projeto tem como missão promover a leitura, ampliando as condições de acesso aos livros e, além disso, onde o maior objetivo é trazer para os jovens, acadêmicos e professores a possibilidade da discursão, onde possam entender que somente através da leitura é possível termos o crescimento intelectual.

Cleide Branco afirma ainda, que nesta primeira edição o projeto conta com a participação de dois palestrantes vindos da capital do Estado - Belém, um é o escritor paraense Salomão Larêdo que virá palestrar sobre encontro literário e ainda participará de uma mesa redonda e ministrará um seminário sobre Tendências da Literatura Brasileira Contemporânea.

Outro palestrante também vindo de Belém é escritor, Tadeu Barbalho, vem ministrar três palestras, onde vai falar sobre dois autores brasileiros, Jose de Saramago e Guimarães Rosa e sobre os rumos da literatura contemporânea.

Para quem deseja participar das oficinas elas ocorrem todas as tardes e para quem quer certificado, as inscrições estão abertas na biblioteca do Sesc (Serviço Social do Comércio) e são gratuitas.

Além das oficinas e palestras haverá exposições literárias de Egon Pacheco com Palavras Vuadas e Fernando Pessoa, alguns escritores paraenses e santarenos irão ainda fazer o relançamento de seus livros, sendo um deles Salomão Larêdo.

Ao longo do evento serão feitas outras atividades paralelas às oficinas e palestras como apresentações de musicais e três filmes que são curtas-metragens de 15 a 20 minutos, um dos filmes que serão exibidos será O Enfermeiro do livro de Machado de Assis, Vale dos Poetas e João Guimarães Rosa, os curtas-metragens serão expostos pela parte da tarde.
Cleide Branco, fala diz que o público que está sendo estimado para os quatro dias de evento é de aproximadamente seis mil pessoas.
A coordenadora do evento, Cleide Branco, explica que no último dia do evento será marcante, pois haverá uma noite cultural com declamações de poesias, intervenções teatrais e a participação de quatro artistas da terra que irão agitar a noite.
Fonte: Jornal de Santarém

Comentários