A traição anunciada

O advogado José Olivar Azevedo tinha lugar de prestígio no governo do deputado federal Lira Maia (DEM), principal opositor ao grupo político da atual prefeita Maria do Carmo.

Olivar Azevedo foi advogado do partido Democratas e, durante as eleições municipais do último dia 5 de outubro, assinou diversas peças judiciais acusatórias contra a prefeita Maria do Carmo. Por uma ironia do destino, se assim se pode dizer, Olivar Azevedo também integra a procuradoria jurídica da Câmara Municipal de Santarém, que atualmente é presidida pelo peemedebista reeleito José Maria Tapajós que compõe a base de apoio do governo Cidade da Gente.

José Maria Tapajós, que tem ligação estreita com Lira Maia, está sendo apontado como o braço direito do Democrata no próximo governo da prefeita Maria do Carmo. Tanto é que Tapajós planeja atropelar uma decisão (acordo) do governo e se lançar candidato novamente à presidência da Câmara. Ele precisa, e, a orientação vem lá de cima. Falta espaço para manter e aglomerar mais aliados de Lira Maia.
Maia mostra que não é cachorro morto. Podemos está presenciando a primeira derrota do governo municipal pós-eleição.

Para garantir sua vitória na Casa, Tapajós conta com os votos da bancada de oposição (Erasmo Maia, Henderson Pinto, Chico da Ciframa e Jailson do Mojuí), somados ao seu e de Maurício Correa, totalizando seis, o que não é suficiente para elegê-lo. A carta na manga de Tapajós é o voto de Emir Aguiar, eleito pela coligação que integrava o Partido dos Trabalhadores. Com o empate (7x7), o mais velho assumiria, o que garantiria mais um mandato de presidente ao peemedebista. Mas, junto com o tão sonhado mandato, uma crise sem precedentes pode se instalar dentro da base de apoio ao governo municipal, respingando no pleito de 2010.

Comentários

Anônimo disse…
racha no governo antes do dia 1° de janeiro. O governo da Maria está ficando fraco.
Anônimo disse…
vai ser o nélio o presidente. Já está tudo definido e acertado. Zé maria não vai querer perder as benesses de que dispõe no governo municipal. Ele sabe muito bem disso.

Mário H.