Santarém recebe visita do Príncipe de Gales

O município de Santarém, no Baixo Amazonas, está na rota da visita do príncipe Charles e da duquesa Kamila Parker Bowles ao Brasil. Na semana que vem, de 11 a 15 de março, eles também visitarão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Em Santarém, onde a comitiva desembarca no dia 14, no próximo sábado, o destino é a vila de Alter do Chão, na comunidade do Maguari, onde conhecerá o trabalho desenvolvido pela ONG Barco Saúde e Alegria. Ao final do dia, está agendado um encontro do príncipe com a governadora Ana Júlia Carepa, quando serão mostrados projetos de conservação ambiental do Estado, entre eles o programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia.

A viagem ao Brasil visa estreitar os laços entre os dois países, com foco nas questões que envolvem as mudanças climáticas, uma das prioridades do governo do Reino Unido. As problemáticas ambientais também estão entre as principais pautas do Governo do Pará, que desenvolve políticas específicas para a área. O programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, lançado em maio do ano passado, em Belém, pelo presidente Lula, é o maior programa de restauração florestal do mundo, um conjunto de políticas públicas que prevê o reflorestamento a partir da parceria entre o poder público e privado.

Esta é a terceira vez que o príncipe de Gales visita o Brasil, onde esteve em 2002, 1991 e 1978. No país, permanecerá por quatro dias, mas a viagem inclui ainda visita ao Chile e ao Equador. De acordo com o embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, o Reino Unido considera o Brasil não só um parceiro natural nas questões climáticas, como um importante elo nas áreas política e comercial. Durante a viagem, ocorrerão encontros entre empresários de ambos os países.

Também conhecida como A Pérola do Tapajós, a cidade de Santarém é famosa pelas manifestações folclóricas, com destaque para o Festival do Çairé, com temática religiosa, que envolve dança, comidas típicas e extensa programação. Destaque do município, a vila de Alter do Chão fica na margem esquerda do rio Tapajós, a cerca de 32 km de Santarém. Vila de pescadores com cerca de 6 mil habitantes, o local abriga belezas naturais, como a praia de Alter do Chão.

Agência Pará

Comentários