Nélio Aguiar fez a ponte

Foi o vereador Nélio Aguiar que deu as coordenadas ao senador Flexa Ribeiro para que apresentasse um projeto de lei que objetivasse a realização de um referendo na região Oeste do Pará, atingida de forma inquisitorial pela mudança de fuso horário, no ano passado.

Nélio fez a ponte com o senador, mas as discussões já estavam sendo realizadas há meses junto à sociedade civil organizada e à igreja católica, por exemplo. O requerimento foi apresentado aos seus colegas na Câmara Municipal e aprovado por unanimidade. Em seguida, enviado à Brasília aos senadores que representam o estado do Pará. Flexa Ribeiro então encampou a luta. Anteriormente, apenas a população do Acre seria consultada sobre a mudança.

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto (PDS 931/2009) de autoria do tucano. Agora, a proposição deve seguir para o plenário e depois para a Câmara dos Deputados.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pegou carona e estendeu a consulta à parte do estado do Amazonas, também atingida pela mudança repentina.

Comentários