Mano Brown na Globo

Ontem, a Globo conseguiu realizar um de seus maiores sonhos de consumo graças a Jorge Ben Jor: colocar Mano Brown (na foto de braços cruzados) em sua telinha.

O líder dos Racionais MCs gravou ao lado de Ben Jor uma versão da música “Ponta de lança africano (Umbabarauma)”, música de abertura do seu disco “África Brasil”, de 1976.

A gravação foi produzida pelo DJ Zegon (Planet Hemp, N.A.S.A.) e por Daniel Ganjaman (Instituto).

Apesar de a música ser lançada apenas hoje, o seu clipe foi levado ao ar ontem, à noite, no final do Fantástico, na Rede Globo.

Brown não dá entrevistas e nunca havia aparecido na grande mídia, por opção. Ele é bajulado pela Globo desde 1998 e sempre recusou. Já foi inclusive alvo de uma matéria da Veja por causa de sua recusa. O rapper possui um vasto trabalho social nas favelas de São Paulo e quem já ouviu as suas letras sabe do que estou falando. Quem ainda não ouviu, fica a dica.

Leia aqui a matéria do site G1 sobre o lançamento da música (note que não há fala alguma do Mano Brown).

Comentários

Anônimo disse…
Caro Alison,

Sei que o mundo muda, mas me parece que desde 89 até hoje o mundo continua sendo capitalista.
Entretanto parece-me que os pés do nosso ídolo é de barro mesmo e sendo assim não podemos transferir a responsabilidade para a globo, dizendo que ela conseguiu o que queria. Pois depois de por Nike no pé, ceder sua imagem para a globo, é apenas um dos muitos dos sinais que nosso ídolo, que nunca foi um líder(como em nossas adolescências, muitos de nós acreditavam), deu nestes últimos anos. Infelizmente nossa geração não pode falar que nossos ídolos morreram de overdose, mas que por vários motivos sucumbiram aos tentáculos do mercado.
Enfim é duro, mas nem todos não cedem ao canto da sereia.
Carlos Alberto
Rapper, filosofo e educador social
São Paulo
Terry Roque disse…
Jesus Chorou...
Acompanho o trabalho do rapper há 15 anos e é triste saber que''um irmão corrompeu''.
Será que ele quer se fazer cumprir o que diz na letra de VOZ ATIVA ''Nóa precisamos de lider de crédito popular...'';mais a frente a mesma música fala ''...mas alguns negros se venderam de novo''Eu até acredito que o nosso irmão não se transformou em primo,mas deve se pronunciar,e esperamos que não seja atravéz de canais de TV a cabo ou por assinatura pois "atrazado eu tô um pouco''.
È Brauw,você sabe como se defender,vai ter argumentos inteligentes e vai ter até quem vai concordar com vc mas eu "... mas eu não mudo ,mas eu não me iludo,em troca de dinheiro e um carro bom tem mano que rebola e usa até batom" vc não se esqueceu dessa letra não né.Acredito que não ela te ajudou a chegar onde está não é verdade.
Os companheiros e até "Jesus chorou".