Educação incentiva turismo em Monte Alegre

Da Agência Pará:


O Parque Estadual de Monte Alegre tem sido alvo de depredação, causada em grande parte, pelo turismo informal. Para preservar esta herança patrimonial do Pará, a Coordenadoria de Unidades de Con servação (CUC) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) implantou um projeto de Educação patrimonial para a população da região, estimulando crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento e valorização da cultura.


"A preservação patrimonial do Parque Estadual de Monte Alegre precisa ser realizada em conjunto com as comunidades", garante Keila Teixeira, gerente da Área de Preservação Ambiental (APA) Paytuna, que desenvolve o trabalho ambiental juntamente com a equipe de conservação do Parque Estadual de Monte Alegre.

No início de setembro, o projeto de educação patrimonial foi deslanchado em escolas do município e em seis comunidades: Lages, Paytuna, Ererê, Maxirá, Maxirazinho e Santana, e terá continuidade em outras etapas com mais palestras educacionais.

O interesse da Sema é ressaltar a importância das pinturas encontradas no Parque para o desenvolvimento do turismo, que incrementa a atividade comercial local e atrai investimentos na infraestrutura da cidade - saneamento, pavimentação de ruas e estradas, segurança, transporte - e melhorias na educação, saúde, habitação, geração de emprego e renda.

Comentários