Edmilson Rodrigues confirma presença em Cuipiranga

O Encontro que vai celebrar os 175 anos da Cabanagem na comunidade de Cuipiranga (07 a 09 de janeiro de 2011), reunindo centenas de moradores das comunidades vizinhas, acadêmicos e professores de Santarém, continua recebendo adesões e participantes. O ex-prefeito de Belém e deputado estadual mais votado do Pará nas últimas eleições, Edmilson Rodrigues (PSOL), acaba de confirmar sua presença em Cuipiranga. Ele será um dos expositores da mesa-redonda sobre “O Sentido da Cabanagem hoje” (07/01), além do professor e jornalista Manuel Dutra e líderes da própria comunidade.

Com o objetivo de consolidar a memória da luta dos cabanos e de “lutar contra o esquecimento”, como destacam os organizadores, o Encontro terá como momento mais esperado o lançamento do filme-documentário “CUIPIRANGA”, do cineasta Cristiano Burlan, realizado em 2010 a partir de depoimentos de mais de 80 moradores da região. Ainda serão marcantes a “caminhada dos cabanos” (08/01), que repetirá a trilha usada pelos rebeldes entre Cuipiranga e Vila Amazonas; a inauguração de uma placa comemorativa no antigo cemitério do lugar e o início da discussão sobre a criação do Museu Aberto da Cabanagem (MAC) na própria Cuipiranga e comunidades do entorno, na área que formava o território do antigo ponto cabano.

A comitiva de Santarém sairá de barco às 23 horas do dia 06/01/2011, para amanhecer dia 07/01/2011 em Cuipiranga, onde ficará até às 14 horas do dia 09/01/2011. O objetivo do grupo é conhecer a realidade dos descendentes dos cabanos e apoiar a mobilização pela valorização da sua memória histórica e as suas lutas sociais. O grupo ainda está em busca de ajuda para o frete do barco e alimentação.

Os interessados podem entrar em contato com o acadêmico Ib Tapajós (Coordenador da UES): (093) 9978-1373 ibtapajos@hotmail.com e com o professor Florêncio Vaz (UFOPA/GCI): (093)9134-0255 florenciovaz@yahoo.com.br.

Comentários