Músico investiga folclore santareno

No O Liberal de hoje:

Entre as expressões que marcam a cultura de um local, as músicas conhecidas como de domínio público - muitas vezes de autores desconhecidos, mas cantadas por qualquer um que tenha raízes no lugar - são umas das fortes marcas de uma localidade. Foi com este olhar que o músico Fábio Cavalcante idealizou um projeto relacionado à cultura tradicional de Santarém - município do oeste paraense no qual o artista reside -, cujo resultado pode ser acessado pela internet, por meio do site www.fabiocavalcante.com/folcloresantareno. O projeto "Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno" leva para a grande rede livros de partituras, áudios, alguns vídeos, e gravação de uma peça de autoria de Fábio pela Filarmônica Municipal de Santarém.

O projeto foi realizado com o apoio da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, do Instituto de Artes do Pará (IAP). O projeto foi pensado em duas partes. A primeira é um registro, em áudio e partitura, do folclore musical da cidade de Santarém. Para isso, foram feitas entrevistas com músicos e mestres locais, a fim de reunir em um volume todo o repertório encontrado.

A segunda parte é a elaboração de arranjos baseados nos temas folclóricos que permeiam a cultura do município, executados por ele e pela Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho. Os arranjos estão sendo gravados e estarão em breve todos disponíveis no site.

Comentários