Laudo confirma degradação de praias por veículos em Santarém

Em O Estado do Tapajós, que já está nas bancas de Santarém:


A Polícia Civil de Santarém solicitou uma perícia nas praias do município que receberam a presença de diversos carros nos últimos finais de semana. Os veículos foram flagrados pela operação 'Rede Integrada', realizada em conjunto com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Departamento de Trânsito da Polícia Militar e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

A reportagem do O Estado do Tapajós apurou que o resultado do laudo pericial constatou a degradação das praias devido à presença dos veículos. A prova pericial servirá para fundamentar a denúncia que constará do Inquérito Policial que está em andamento.

Segundo o delegado Silvio Birro, que preside as investigações, todas as pessoas notificadas durante as blitz da fiscalização serão ouvidas e, constatado o crime ambiental, indiciadas perante a justiça.

O único caso excepcional é do juiz federal Francisco Garcês Castro Júnior que foi notificado pelos agentes, mas tem foro privilegiado. Por isso, o caso será remetido às esferas competentes.

Ao todo, durante dois finais de semana de fiscalização, mais de 20 pessoas foram notificadas e devem ser ouvidas pela Polícia Civil. O Ibama possui uma lista independente com nomes de pessoas notificadas por seus agentes durante uma fiscalização feita individualmente. Mas o setor de fiscalização do órgão informou a nossa reportagem que não vai divulgar os nomes por motivo de procedimento interno.

As blitz iniciam na praia do Juá e se estendem até a vila balneária de Alter do Chão. "O objetivo da operação também é de conscientizar as pessoas a preservarem as nossas praias. Muitos deles deixam bastante sujeira por onde passam. São latinhas de cervejas, sacolas plásticas e garrafas. Sem falar que nos trechos onde os carros trafegam a areai perde a sua cor e fica escura, avermelhada", explica Athila Gomes, chefe do setor de fiscalização da SEMMA.

Na fiscalização efetuada no final de semana nos dias 21,22 e 23 de janeiro, foram identificados os seguintes veículos trafegando nas praias, cujos condutores foram autuados pelas equipes da SEMMA, IBAMA e Batalhão de Trânsito do 3º BPM/Santarém:

- Veículo TOYOTA HILUX, cor preta, placa DVR-6623, conduzido pelo nacional ANTONIO VILMAR DE AGUIAR CARNEIRO;

- Motocicleta FAN 150, preta, placa NSL 6008, conduzida pelo nacional JONATAS CANEDE DE LIMA;

- motocicleta HONDA BROS, placa NSK 6431, conduzida pelo nacional PAULO VICTOR MACIÃO MOREIRA;

- motocicleta HONDA FAN 125, placa JWL 4857, conduzida pelo nacional CARLOS FRANCISCO LUCENA DA SILVA;

- motocicleta HONDA, placa JUZ 3427, conduzida pelo nacional OZORIO LOPES DE SOUSA;

- VW/GOL, placa JWG 7719. conduzido pelo nacional ANTONIO LUCIVALDO LUCENA DA SILVA;

- TOYOTA HILUX, placa JXB 5138 AM, conduzido pelo nacional ROMULO JOSÉ DE SOUSA NORONHA;

- motocicleta HONDA BROS, placa NPC 8278, JULIAN REBELO MOREIRA;

- MITSUBISHI PAJERO TR4, cor preta, placa JVU 9718, conduzida pelo nacional EZAU FROTA DE LIMA;

- veículo placa FIAT/PALIO LQO 0854, conduzida pelo nacional DEIVID ANDERSON SOUSA DA SILVA;

- FORD RANGER, placa AZB 0700, conduzida pelo nacional MARLAN MORAIS HAMAD;

- TOYOTA HILUX, placa JXY 2476, conduzido pelo nacional RAIMUNDO FREITAS MACIEL

Comentários